O plano dos EUA de privar a Huawei dos serviços da Google foi uma jogada arriscada. Queria trazer problemas à marca chinesa para que depois esta tivesse problemas em prosperar no mercado.
A verdade é que este cenário nunca funcionou e a Huawei não parou de crescer. Para além de venderem cada vez mais smartphones, a marca chinesa tratou de criar as suas alternativas. Estas chegam agora e querem substituir tudo o que a Google oferece.
HMS: O substituto da oferta da Google chegou
Um dos maiores problemas que a Huawei enfrentou nos primeiros tempos em que a proibição dos EUA aconteceu foi o acesso aos serviços da Google. Estes são essenciais no Android, uma vez que são parte essencial da experiência de utilização deste sistema.
Sabendo-se privada deste acesso, a Huawei tratou inegavelmente de reagir da forma como melhor sabe. Tratou de começar a trabalhar na sua alternativa, sempre com a ideia de poder a qualquer momento voltar para próximo da Google.
Esta proposta da Hawei vai trazer tudo aos utilizadores
Como isso não aconteceu, é hora do HMS (Huawei Mobile Services) tomar o seu lugar e ser uma alternativa viável que todos esperavam. Estes serviços querem substituir o que a Google oferece, trazendo de volta o que os seus smartphones perderam. A sua utilização será feita nos futuros smartphones da marca.
Composto por vários componentes, o HMS quer substituir tudo o que Google oferece. Vai passar por todo um ecossistema de apps, mas também com uma loja onde os programadores vão poder colocar as suas criações. Será por aqui que os utilizadores dos smartphones Huawei vão aceder às suas apps favoritas.
Qualquer smartphone poderá usar esta oferta
Agora que iniciou os seus testes, deverá ser muito rápido até que o HMS entre em serviço e esteja disponível a todos. Sabe-se que deverá ser compatível com o que a Google atualmente oferece, permitindo que as duas ofertas possam conviver ao mesmo tempo.
Interessante é também saber que o HMS não será um exclusivo dos futuros smartphones Huawei. Vai poder ser instalado em qualquer equipamento da marca que esteja já em utilização.