Pplware

Há mais problemas no Android com estas apps maliciosas, instaladas demasiadas vezes

O universo Android tem estado a ser atacado de forma recorrente com problemas de segurança. As apps maliciosas multiplicam-se e surgem de forma constante novos vetores de ataque e que deixam os utilizadores vulneráveis.

Um novo lote de apps com problemas voltou a surgir na Play Store, que novamente ameaçam os utilizadores. São apenas 8 apps, mas que já garantiram mais de 3 milhões de instalações em smartphones Android.


Começa a ser demasiado normal e simples trazer malware para dentro do Android. Este chega através de apps aparentemente normais e que os utilizadores podem encontrar na Play Store, de onde não deveria surgir este tipo de problemas.

O mais recente chama-se Autolycos e foi descoberto pelo investigador de segurança Maxime Ingrao, que pertence à empresa Evina. Do que este revelou, este novo malware age de forma silenciosa e regista os utilizadores em serviços de valor acrescentado.

A descoberta destas apps foi de imediato reportada à Google, que as removeu da Play Store, para proteger os utilizadores. Curiosamente, a gestora do Android levou vários meses a tomar medidas concretas, o que elevai ainda mais a propagação do Autolycos.

Naturalmente que todos os que estiverem estas apps presentes devem proceder da forma que infelizmente se tem tornado cada vez mais normal. Estas devem ser desinstaladas e os utilizadores estarem atentos a comportamentos anormais (bateria, dados, etc) no smartphone.

O empenho dos atacantes parecia elevado, tendo até lançado várias campanhas de publicidade no Facebook. Estas pretendiam fazer passar um grau de confiabilidade para as apps maliciosas, levando assim os utilizadores a instalar estas propostas com problemas de segurança.

Mais uma vez fica claro como é simples colocar malware a correr de forma alargada no Android. Um simples mecanismo para subscrever serviços de valor acrescentado conseguiu propagar-se e afetar demasiados utilizadores do sistema da Google,

Exit mobile version