Pplware

Google voltou a publicar os dados do Android e o Pie já passou a barreira dos 10%

A Google tem no sistema operativo Android um dos seus maiores ativos. Este sistema está presente na grande maioria dos equipamentos móveis que existem hoje em dia, dominando o mercado. Assim, para dar uma quantificação à utilização do sistema operativo e das suas diferentes versões nos equipamentos, a Google recomeçou agora a apresentar métricas. Segundo os dados avançados, a versão Pie já ultrapassou os 10%.

Ainda haverá espaço para falar em fragmentação ou agora as escolhas são todas de qualidade?


Sem razão aparente, tal como desapareceram, os dados voltaram

Sem que se saiba o porquê, a Google parou de apresentar as estatísticas de utilização do Android. Assim, durante vários meses, estes dados estiveram parados e não foram recolhidos. Isto deixou a comunidade sem dados e sem saber como o SO evoluiu.

Contudo, novamente de forma discreta, estes dados voltaram, mostrando como está a distribuição das versões deste sistema. Tal como podemos analisar, quem domina é a versão Oreo, com 28,3%. Em segundo contamos com o Nougat, que mesmo perdendo terreno ficou nos 19,2%.

A lista continua com o Android 6.0 Marshmallow, que ainda tem uma presença forte de 16,9%. O top 4 termina com o Lollipop, que tem agora 14,5% de quota do mercado Android.

 

Android Pie é a versão que mais agrada aos utilizadores

O grande destaque deste mês vai mesmo para o novo Android Pie, que atingiu a meto dos 10%, algo que conseguiu mais de 2 meses antes das versões anteriores. Esperava-se um pouco mais, mas está dentro da linha do que é a evolução de uma versão do Android.

No final desta lista, e muito longe das restantes versões, temos ainda o Ice Cream Sandwich, com 0,3% e o Gingerbread que cresceu 0,1 pontos para os 0,3%.

Presente em 2,5 mil milhões de dispositivos, o Android continua a sua caminhada de sucesso. É unânime a crítica que refere que a versão Q promete ser ainda melhor e com muitas mais funcionalidades.

Exit mobile version