A Epic Games entende ter uma missão ao lutar de forma aberta contra a Apple e a Google. As razões são já conhecidas por todos há muito tempo, focando-se nas lojas do Android e do iOS e da forma como os programadores são tratados.
Com a batalha legal contra a Apple prestes a tomar novas posições, é hora de se virar à Google. Com o processo a tomar forma, surgem agora novas informações relevantes e importantes. A mais recente dá conta de que a Google terá tentado comprar a Epic Games.
A chegada do Fortnite ao Android marcou um momento muito complicado para a Google. Uma empresa com a dimensão da Epic Games decidiu não usar a Play Store e forçar a instalação manual. Acabou por chegar, mas depois de muito tempo e após ter estado a vir de outras lojas.
O que se sabe agora é que a Google terá olhado para esta posição de forma pouco favorável e terá tentado tomar medidas. O que um documento agora revelado mostra é que a gigante das pesquisas terá tentado comprar uma parte da Epic Games, ou a sua totalidade, para assim controlar as ações da empresa.
Whether this would have been a negotiation to buy Epic or some sort of hostile takeover attempt is unclear.
— Tim Sweeney (@TimSweeneyEpic) August 6, 2021
Here Google also talks about the “frankly abysmal” sideloading experience they created, all while touting Android publicly as an “open platform”.
O próprio Tim Sweeney, CEO da Epic Game, veio a público revelar esta situação, baseada em documentos associados ao processo. A criadora do Fortnite terá recebido propostas não formais da Google para que a empresa mudasse de mãos.
Sabe-se também que terá contactado com muitos fabricantes para impedir a proximidade com a Epic Games. A ideia era impedir que este movimento alastrasse e controlar a utilização de outras lojas que não a oficial do Android.
Com investigações de monopólio a decorrer, a Google tem aqui mais um problema entre mãos. A Epic Games deverá seguir a mesma linha que abordou no processo contra a Apple, tentando mostrar que as regras impostas nas lojas são prejudiciais para os programadores.
A Epic Games tem conseguido acesso a documentos importantes e que mostram muitas vezes posições e práticas pouco claras destas empresas. A verdade é que está ainda muito por deliberar e caberá aos tribunais decidir onde está a razão.