Pplware

Afinal parece ser simples instalar as apps da Google no Huawei Mate 30 [Vídeo]

Ao apresentar o seu novo smartphone, a Huawei teve de mostrar a forma como vai lidar com o bloqueio da Google. Para isso criou o seu próprio ecossistema, com tudo o que é preciso.

É natural que os utilizadores queiram ter a Google presente e tudo o que traz consigo. A Huawei não o pode instalar, mas há já uma forma (aparentemente) simples de o conseguir. Recorre apenas a uma app e a alguma paciência.


Apesar de parecer uma situação simples, o bloqueio imposto pelos EUA à Huawei tem um impacto maior do que o esperado. Era sabido que a Google estava impedida de fornecer os seus serviços e apps à empresa chinesa. Isto obrigou a que fosse reforçado o investimento no seu ecossistema.

A Huawei não pode instalar apps da Google

A ideia é dar liberdade aos programadores para trazerem as suas apps para o HMS (Huawei Mobile Services) e para a AppGallery. Assim, vão reforçar a sua oferta no mundo Android. Claro que este cenário só por si é suficiente para o Mate 30 ser autónomo e não depender da Google.

Também desde que o Mate 30 foi apresentado que muitos procuram a forma de instalar as apps e serviços da Google. Várias abordagens foram seguidas, sem que tivessem o sucesso esperado. Uma nova surgiu agora, que promete tornar simples o trazer do ecossistema Google para o novo smartphone da Huawei.

O site 9to5Google testou a app disponibilizada no site lzplay.net e obteve sucesso a instalar os serviços da Google e depois as apps. Este método tem sido usado com sucesso em smartphones Huawei na China.

A forma do Mate 30 ter os serviços que precisa

Depois de aceder ao site com o browser do Mate 30 e de descarregar a app é necessário autorizar a instalação do APK. Este vai de seguida instalar a Google Play Store e os serviços associados.

Com este passo feito resta apenas aceder à loja do Android e instalar as apps da Google que pretenderem. Os utilizadores não são obrigados a instalar todas as apps, escolhendo apenas a que necessitam usar.

Existiram alguns problemas na autenticação na Play Store e assim como em algumas das apps, mas ficaram resolvidos com o reiniciar do Mate 30. Este procedimento é recomendado sempre que for instalada uma nova app.

Todas as apps ficam disponíveis aos utilizadores

A Huawei refere desde o primeiro momento que não pode, por questões legais, instalar serviços da Google. Embora isso não impeça os utilizadores de procurarem alternativas para esta situação. No limite podem também ficar no ecossistema da Huawei.

Há ainda um longo caminho até o Mate 30 chegar ao mercado. A Huawei não avança datas precisas, mas aponta novembro como a altura provável para o lançamento. Até lá, certamente, muito pode acontecer, desde o levantamento do embargo ou uma solução inteligente da Huawei.

Exit mobile version