Pplware

Google recua e traz de volta as permissões das apps Android da Play Store

A Google tem procurado aumentar não apenas a segurança do Android, mas ser ainda mais transparente no que toca às permissões que este usa. Não se foca apenas no seu sistema, mas vai mais longe e aposta também nas apps deste ecossistema.

Uma das últimas alterações tinha sido a remoção da lista das permissões usadas, movendo-as para outro local. Agora, a Google deu um passo atras e trouxe de volta esta área da Play Store, para ficar novamente acessível aos utilizadores do Android.


Uma mudança que a Google afinal vai reverter

As mudanças na Play Store são frequentes. A Google tem procurado melhorar esta sua loja de apps, que é o centro de uma área importante para o Android. É aqui que os utilizadores devem procurar as suas apps e assim rechear o seu smartphone com o que precisam.

Esta foi reorganizada há pouco tempo, com a Google e retirar a lista das permissões de uma área bem visível. Mudou-as para a Segurança dos dados, algo que não agradou à maioria. Agora esta volta ao seu local original, com uma justificação simples e que faz todo o sentido.

Permissões vão voltar novamente à Play Store

O que a Google revelou para esta (nova) mudança é capaz de convencer os utilizadores. Segundo o que revelou, as permissões voltaram ao seu lugar original apenas porque a opinião geral de quem usa a Play Store foi que esta mudança não era bem-vinda.

Aparentemente, existe um interesse dos utilizadores da Play Store em ter toda a informação acessível de forma clara e rápida. Ao navegar na sua interface, e numa app qualquer, será possível ter de imediato informação essencial e que pode ajudar a escolher, ou não, uma app no Android.

Utilizadores do Android podem ver mais segurança

Apesar desta mudança, a Google pretende manter presente também a área Segurança dos dados. Esta vai estar presente em paralelo com a área de permissões das apps, mas com informação mais detalhada e com dados mais relevantes para os utilizadores do Android.

Espera-se que a mudança aconteça muito em breve, segundo o que a Google anunciou. Os programadores vão continuar a ter de declarar o que fazem com os dados dos utilizadores das suas apps no Android e assim serem mais transparente no que criam para este sistema.

Exit mobile version