Pplware

Google proibe downloads e atualizações de apps pagas na Play Store do Android na Rússia

A invasão da Ucrânia pela Rússia levou a uma reação única das grandes empresas tecnológicas, como a Google ou a Apple, a nível global. A grande totalidade aplicou sanções no país e impediu que os seus produtos ou serviços deixassem de estar disponíveis.

De todas, a Google tem sido uma das mais ativas, com muitas medidas que foram sendo tomadas. Agora, a criadora do Android tomou mais uma ação importante. Proibiu os downloads e atualizações de apps pagas na Play Store na Rússia.


Uma nova medida da Google para o Android

No que toca ao Android, a Google tem estado a aplicar diversas medidas muito restritivas na Rússia. Quer limitar a utilização do seu sistema operativo e até dos smartphones que correm esta opção que a gigante das pesquisas desenvolve.

Agora aplicou mais uma medida, desta vez focada nas apps pagas. Estas deixam de poder ser descarregadas e até atualizadas diretamente da Play Store. Esta limitação está apenas aplicada ao território da Rússia e a todos os utilizadores do Android.

Fim de novas apps pagas na Rússia

Curiosamente, esta limitação não parece estar a ser aplicada apenas aos utilizadores. A Google resolveu alargar ainda mais a sua execução e também os programadores que tenham apps pagas na Play Store estão impedidos de enviar as suas atualizações para a Play Store e para o Android.

Todas as apps gratuitas estão fora desta medida e podem continuar a ser instaladas e atualizadas. Não se sabe se num futuro próximo esta medida agora aplicada será alarga também a estas apps e assim criar uma medida com muito mais impacto nas medidas de protesto contra a invasão da Ucrânia.

Protesto contra a invasão da Ucrânia

A Google não revelou a razão para ter tomado esta nova medida, mas é óbvia a sua vontade. Quer limitar a geração de receita para os programadores na Rússia e assim causar impacto no que toca à utilização destas apps do Android.

Depois de várias medidas já tomadas na Rússia, a Google quer continuar a pressionar e criar problemas para limitar a invasão da Ucrânia. Estas são as medidas que consegue impor e assim faz a sua parte neste processo.

Exit mobile version