Dos muitos serviços da Google, o Photos é uma das propostas que tem evoluído para dar cada vez mais aos utilizadores. A sua edição de imagens foi atualizada recentemente e uma novidade parece pronta a ser lançada. Em breve poderemos controlar muito melhor quem queremos ver nas imagens e nas memórias.
Apesar de muitas vezes serem discretas, a Google tem trazido para o Google Photos muitas melhorias. Estas dão a capacidade de gerir de forma mais eficiente todas as fotografias e vídeos presentes neste serviço, quer seja através da sua interface disponível na Internet ou simplesmente na app dedicada ao Android e ao iOS.
Agora, e da análise da app dedicada ao Android, surgiu uma nova capacidade preparada para este serviço. É o complemento à capacidade de esconder rostos nas imagens guardadas e apresentadas, que já existe. Agora, será possível ter um controlo muito maior neste campo.
Google Photos is preparing to give you more control over which faces you see
— AssembleDebug (@AssembleDebug) May 1, 2024
✓ https://t.co/x5DYslespF#Google #Android pic.twitter.com/WT91uoZnxv
Em breve poderá usar a opção “Mostrar menos” para que um rosto não apareça nas Memórias, mas ainda fique visível nas fotografias de grupo. Esta parece ser uma versão mais limitada da opção “Bloquear rosto”, que faz com que as faces desapareçam completamente das Memórias e fotos de grupo.
A secção “Pessoas e animais de estimação” do Google Photos, onde nomeia os rostos que aparecem nas fotografias, terá uma nova secção “Ocultar rosto das memórias”. Aqui os utilizadores podem adicionar um rosto e esta secção abrirá uma caixa de diálogo para escolher o que querem fazer – ver menos ou bloquear.
Este novo recurso não está atualmente disponível na app Photos, mas a Google está a testar a sua presença. Poderá ser lançado em breve, mas ainda sem qualquer confirmação oficial sobre a sua existência. Dada a sua utilidade, é provável que surja em breve.
Esta deverá ser a forma que a Google encontrou para afastar das memórias dos utilizadores alguns rostos que não querem ser recordados. Em vez de eliminar as fotografias, estas vão simplesmente esconder ou apresentar menos pessoas, como pretendido.