Apesar de muito controverso, o iPhone X veio definir um novo rumo no que toca ao design dos smartphones. A presença do notch acabou por ser tornar um padrão na indústria e muitas são as marcas que agora o seguem.
A Google, com a sua linha Pixel, não quer perder a sua posição no mercado e tudo aponta para que possa também estrear este elemento no Pixel 3, o próximo smartphone que apresentar.
Desde que a Google mostrou ao mundo o Android P, e o colocou para testes, que muito se tem descoberto neste novo sistema operativo móvel. A mais recente está focada nas notificações e na forma como aparecem no todo do ecrã.
Segundo está a ser relatado, o Android P está a limitar a apresentação de notificações, remetendo o alerta para três pontos. Isto pode ser encarado como a forma mais simples de reservar espaço para a presença do notch no Android e, em especial, para o futuro Pixel 3.
Atualmente esta zona no topo do ecrã é totalmente ocupada com ícones de notificações, não deixando qualquer espaço reservado. A mudança é por demais óbvia e mostra o futuro do smartphone da Google.
Claro que muitos podem argumentar que esta nova forma de apresentar notificações e a reserva de espaço no topo do ecrã pode ser a forma da Google preparar o Android para muitos smartphones de fabricantes que já hoje têm presente o notch.
Até agora, no Android Oreo, estas notificações não são apresentadas desta forma, tratando os fabricantes de alterar o sistema operativo para que esta área seja reservada.
Não é uma indicação clara e precisa do futuro do Pixel 3, mas mostra que a Google está a dar uma atenção especial a este novo elemento e que, provavelmente o incorporará no seu smartphone, à imagem do que o resto dos fabricantes tem feito.