Há alguns meses que a Rússia iniciou um processo de tentativa de controlar as empresas estrangeiras que operam no país. São vários e conhecidos os processos que tem a decorrer contra várias gigantes tecnológicas e que podem levar a que sejam expulsas.
Depois de várias tentativas, foi finalmente conseguido pela Yandex que a Google deixasse de ser o motor de pesquisa padrão no Android, pelo menos em território russo.
Esta medida era pedida há já muito tempo pela Yandex, o o maior motor de pesquisa russo, que pretendia que Google passasse a dar aos utilizadores a possibilidade destes escolherem qual o serviço usado para a realização de pesquisas na Internet.
A Google sempre se negou a esta mudança, mas a verdade é que a partir da versão 60 do Chrome passa a ser apresentado aos utilizadores russos uma zona onde devem indicar se querem usar o Yandex, o Mail.ru ou a Google.
Esta era uma mudança que já antes era possível, diretamente nas configurações do Chrome, mas que desta forma fica mais simples para os utilizadores menos experientes.
A Yandex é, segundo os seus próprios números, o motor de pesquisa mais usado na Rússia, batendo a Google por larga margem. A sua intenção com esta medida é transpor o seu domínio para as plataformas móveis, uma zona dominada e controlada pela Google.
Para além desta medida, e como resultado do acordo estabelecido, a Google foi ainda obrigada a pagar uma multa de 7,8 milhões de dólares e garantir que os fabricantes de smartphones respeitam esta decisão e mantêm aberta a possibilidade de escolha do motor de pesquisa.
A vitória russa pode abrir portas a que medidas similares venham a ser aplicadas noutros países, nomeadamente na União Europeia, onde vários processos de monopólio estão a ser avaliados, por práticas semelhantes.
Via Yandex