O Google Maps é hoje uma ferramenta cada vez mais completa, muito devido às novas funcionalidades e integrações que a Google tem inserido.
Uma nova funcionalidade está agora a chegar ao Google Maps, com a integração dos dados do sistema reportar um incidente do Waze.
O Google Maps é para muitos uma das melhores aplicações de navegação que existe. Com mapas constantemente atualizados e uma base de dados gigante de pontos de interesse, esta é a aplicação de eleição para muitos utilizadores de Android e iOS.
Embora hajam várias alternativas, como é o caso do Apple Maps que será agora reestruturado, existe uma outra aplicação que tem captado a atenção de cada vez mais utilizadores, o Waze. Esta aplicação, que foi comprada pela Google há 5 anos, baseia-se num sistema de recolha de informação através da comunidade, o que permite que os seus mapas estejam sempre atualizados com o estado do trânsito em tempo real.
Embora a Google tenha mantido sempre a independência deste serviço de mapas, prepara-se agora para cruzar ambos os seus serviços. Segundo informações de um número crescente de utilizadores do sistema Android, está a começar a surgir no Google Maps, em Pop-up, informações referentes ao sistema de “reportar um acidente” do Waze.
Esta é uma função que permite aos utilizadores sinalizar obras na estrada, o estado do trânsito ou acidentes, de forma a que outros condutores disponham destas informações em tempo real sobre o seu percurso.
Por agora esta integração ainda surge de forma simplificada, pedindo apenas aos utilizadores do Google Maps para confirmar os incidentes reportados pelos outros condutores, no entanto deixa a porta aberta para outros tipos de funções ou integrações futuras.
A Google procura assim utilizar o Google Maps para complementar a informação recolhida com o Waze, dispondo assim de um maior número de utilizadores para complementar a sua base de dados.