Pplware

Google abriu Instant Apps do Android a todos os programadores

A Google quer facilitar a vida aos utilizadores do Android e, para isso, criou as Instant Apps, aplicações que não requerem instalação.

Depois de vários meses em testes, não apenas na Google mas também em alguns programadores, as Instant Apps chegam agora a todos os que desenvolvem apps para o Android.


Foi na conferência I/O do ano passado que a Google deu a conhecer as Instant Apps. Estas são aplicações que dispensam que o utilizador as instale e que, por isso, são mais leves para o Android.

Se até agora estavam limitadas aos testes e a um conjunto reduzido de programadores, a Google resolveu torná-las públicas e dar a todos a possibilidade de criarem as suas aplicações neste novo formato.

Today, we’re opening Android Instant Apps to all developers, so anyone can build and publish an instant app. There are also more than 50 new experiences available for users to try from a variety of developers, such as HotPads, Jet, the New York Times, Vimeo, and One Football. While these experiences have only been live for a short amount of time, the early data shows positive results. For example, Jet and HotPads are seeing double digit increases in purchases and leads generated.

Os testes iniciais mostraram a utilidade deste tipo de aplicações e do futuro que vão ter no Android, principalmente devido ao seu modo de funcionamento e de utilização.

Como começar a criar Instant Apps

Para poderem aproveitar as Instant Apps, os programadores têm de usar a recém-lançada versão 3.0 do Android Studio, se bem que numa versão de testes.

Todos os que quiserem testar as Instant Apps podem já fazê-lo, seguindo as instruções que o Pplware já aqui apresentou.

O número de novas aplicações deve começar agora a crescer, alargando a utilidade das Instant Apps e aquilo que os utilizadores podem fazer com elas. O Android mostra, assim, que está a melhorar e a dar aos utilizadores muito mais inovação que podem usar.

Leia também:

Exit mobile version