Pplware

Google está a implementar o Dark Mode nativamente no futuro Android Q

O sistema operativo Android usufrui atualmente de uma aceitação global, sendo louvado sobretudo pela sua abertura. Neste momento a versão mais recente desta plataforma é o Android Pie 9.0. Contudo, a Google já está a trabalhar no seu sucessor, o Android Q.

Entretanto cumpre ainda mencionar que a mais recente versão deste sistema ainda não tem expressão significativa nas tabelas de distribuição da Google. Note-se que o seu anúncio oficial data de 6 de agosto de 2018. A partir de então o software foi disponibilizado para toda e qualquer fabricante interessada.


Seja como for, certo é que neste momento a Google já está a desenvolver o Android Q. Ao mesmo tempo, vai também aprimorando o seu novo sistema operativo, o Fuchsia OS.

Dark Mode, uma das novidades do Android Q?

Olhando com particular atenção para o Android Q, pode ser que em 2019 a Google nos presenteie com o Dark Mode. O modo escuro ou tema escuro que já está nativamente implementado em várias interfaces de utilizador.

Veja-se por exemplo a OxygenOS da chinesa OnePlus que já há vários anos disponibiliza esta opção. Algo que não só concede mais liberdade aos seus utilizadores bem como auxilia a poupar bateria. Aqui sobretudo se o smartphone utilizar um ecrã AMOLED.

Assim sendo, temos agora uma nova fuga de informação perpetrada por um dos colaboradores da Google. Tal como nos conta a publicação AndroidPolice, poderemos ter esta função nativamente presente na próxima versão deste OS.

Mais concretamente, temos em primeiro lugar o testemunho de Lukas Zbylut, o colaborador da Google em questão. Zbylut declararia o Dark Mode como uma característica já aprovada para figurar no Android Q. Fê-lo na plataforma Chromium, utilizada sobretudo para acompanhar os bugs (erros) que vão surgindo.

Em segundo lugar e aprofundando o tema, Zbylut refere que todas as aplicações pré-carregadas no sistema operativo suportarão o Dark Mode. Aqui podemos incluir apps como o YouTube, Gmail, bem como o Google Fotos, entre outras.

O “Q” sucederá eventualmente ao Android Pie

Por conseguinte, até maio de 2019 todos os elementos gráficos da interface do utilizador (UI) terão de ser ajustados e calibrados. Tudo isto para que não surjam discrepâncias no grafismo do sistema.

Em terceiro lugar este colaborador da Google especifica como é que o utilizador poderá ativar o Dark Mode. Mais concretamente, em Definições – Ecrã – Dark Mode. Acrescenta ainda que este modo poderá igualmente ativado em Ecrã – Modo Noturno / Luz Noturna.

Em suma, é efetivamente provável que o Android Q venha a suportar nativamente o Dark Mode. Todavia, para já ainda é muito cedo para termos certezas mas, seja como for, estaremos atentos a qualquer novidade.

|Fonte

Exit mobile version