A chegada de todas as novidades da Google, recentemente apresentadas, vai trazer mudanças grandes ao ecossistema Android.
A primeira poderá estar a chegar muito em breve e passa pela mudança do cliente de mensagens do Android, que deixa de ser o Hangouts e passa a ser o Duo.
Foi na última I/O que a Google mostrou ao mundo as suas duas novas aplicações dedicadas à comunicação entre os utilizadores. O Duo é dedicado à video-chamada e o Allo às mensagens de texto, com alguma inteligência artificial à mistura.
De acordo com um email agora enviado pela Google a todos os seus parceiros, foi revelado que a partir de Dezembro o Duo passa a ser a aplicação que fará parte dos produtos instalados com o Android e que o Hangouts passará a ser facultativo.
Today, we are announcing that Google Duo will replace Hangouts within the suite of core GMS apps, and Hangouts will become GMS Optional for telephony products. This change will take effect on December 1, 2016
Não sendo aplicações com propósitos similares, uma vez que o Duo se dedica ao vídeo e o Hangouts ao vídeo e às mensagens, não é perceptível a intenção desta mudança por parte da Google. Seria mais lógica a troca pela aplicação Allo, mas pode revelar uma mudança da Google para um foco na comunicação por vídeo.
O futuro do Hangouts e do Duo
Ao conseguir este lugar de destaque no Android, o Duo irá crescer e mostrar-se aos utilizadores como a ferramenta a ser usada para comunicação, combatendo assim a sua concorrência.
Quanto ao Hangouts, a Google irá tentar reciclá-lo e torná-lo numa ferramenta empresarial, uma vez que concentra num único ponto as duas formas de comunicação mais usadas e tem potencial para ser utilizado como uma forma de trabalho cooperativo.
O Duo tem ganho cada vez mais utilizadores, tendo já superado a marca dos 10 milhões de instalações na Play Store, e com esta promoção a aplicação principal no Android conseguirá assim ainda maior visibilidade e utilização.