Com a chegada da nova versão do Android, muita curiosidade foi criada à volta disso.
Todos os utilizadores Android andam com esperanças de que os seus equipamentos suportem oficialmente ou não oficialmente esta versão, até porque as novidades que esta nova versão trouxe, são excelentes.
Depois da Google ter disponibilizado ontem a actualização OTA e as factory images para os dispositivos Nexus 7 e Nexus 10 (não GSM), chegou hoje para o Nexus 4 e para todas as variantes do Nexus 7 e Nexus 10.
O atraso desta actualização gerou algum descontentamento por parte de utilizadores Nexus, mas é compreensivel devido a que o Nexus 5 só começou a ser despachado no passado dia 5.
Ainda não há informações para quando estará disponível a actualização OTA, mas se não quiser esperar mais, pode já instalar a factory image.
Usando o Nexus Toolkit apresentado aqui, vamos então proceder à actualização.
Requisitos:
- Cabo de dados
- Activação da Depuração USB (USB Debugging) nas opções de programador
- Factory Image
- Nexus Toolkit – Fazer download da nova versão aqui (Nexus Root Toolkit 1.7.5).
Instruções sem fazer Wipe Data :
1 – Primeiro precisa de fazer download da respectiva Factory Image para o seu equipamento, pode fazer download a partir daqui.
O pacote incluí o sistema completo, o bootloader, o modo de recuperação (recovery), kernel (boot.img) e o Radio (não disponível nas imagens para as versões SÓ Wi-Fi). Na factory image do Nexus 4 vem uma nova versão do Radio (version-baseband=M9615A-CEFWMAZM-2.0.1700.97, o anterior era o .84) e do Bootloader (version-bootloader=MAKOZ30d, o anterior era MAKOZ20i).
2 – Se pretendem manter a “data” (aplicações, configurações, etc, presentes no equipamento) terão que alterar o script flash-all.bat (Windows) ou flash-all.sh (Linux/Mac) que se encontra dentro do ficheiro que acabaram de fazer download: occam-krt16o-factory-75ccae7a.tgz
Caminho do ficheiro: ~/occam-krt16o-factory-75ccae7a\occam-krt16o-factory-75ccae7a\occam-krt16o
Alterar o script:
- Extrair o conteúdo do occam-krt16o-factory-75ccae7a.tgz, ex: 7-zip
- Navegar até à pasta onde se encontra os scripts: occam-krt16o-factory-75ccae7a\occam-krt16o-factory-75ccae7a\occam-krt16o
- Abrir o script com um editor de texto, ex: Notepad++
- Remover o “-w” na linha fastboot -w update image-occam-krt16o.zip
fastboot -w update image-occam-krt16o.zip
Ficando então:
fastboot update image-occam-krt16o.zip
- Guardar e fechar o script.
- Voltar a colocar a pasta raiz que contém todos os ficheiros da factory image no formato .tar para que possa ser reconhecido no Nexus Root Toolkit.
Instruções com Wipe Data:
1- Abrir o Nexus Root Toolkit que instalaram posteriormente e no menu escolher a opção “Flash Stock + Unroot”.
2- Seleccionar “Other/Browse… For use with any factory image package: .tgz/.tar”. Isto irá permitir escolher a factory image do qual fizemos download.
3- Depois de clicar em “Ok” irá aparecer uma nova janela que pede para colocar o MD5, de modo a confirmar se o ficheiro está correto. Para isso basta aceder à página oficial da Google onde se encontra todas as Factory Images dos dispositivos Nexus, copiar o respectivo MD5 e colar no campo da janela “Hashcheck Verification”.
4- Assim que for clicado em “Ok”, o software irá verificar se o MD5 corresponde ao ficheiro, se estiver correcto ele iniciará o processo de instalação da factory image do Android 4.4 KitKat.
Depois de acabar o processo de instalação e do equipamento reiniciar,o vosso Nexus 4, poderão ver no Acerca do Telefone que já têm a nova versão do Android, bem como o novo Radio e Bootloader.
Por enquanto, ainda não foi disponibilizado o source do kernel, para o caso de ser um programador, terá de esperar para começar a meter mãos à obra e criar as suas custom roms e / ou custom kernels.
Obrigado Miguel Almeida pelos passos do processo e pelas imagens.