Pplware

Cuidado, o ‘Facebook Lite’ está a ser usado para espalhar malware

Sendo a sua app reconhecida como uma das que mais recursos consome, o Facebook criou o Facebook Lite, que é mais simples e que pode ser usada em smartphones menos potentes.

Ainda só disponível em alguns mercados, o um ‘suposto’ Facebook Lite está agora a ser usado para propagar malware e para instalar apps de terceiros sem qualquer autorização.

O Facebook Lite foi a resposta da maior rede social da Internet às constantes queixas dos utilizadores sobre os consumos de recursos. Ainda apenas disponível em alguns mercados, esta é a versão que todos devem usar para conseguirem assim ter os seus smartphones a funcionar corretamente.

Mas o facto de estar apenas disponíveis para alguns tem levado a que seja usada para propagar malware. Os utilizadores, desejosos de experimentar esta versão mais leve são levados a procurar pelo ficheiro de instalação, obtido na Internet, muitas vezes em sites pouco confiáveis.

O Malwarebytes Lab esta agora a alertar para a existência de uma nova versão desta aplicação, que nada tem a ver com a original, e que tem dentro malware, que rouba informação dos utilizadores (ID do smartphone, versão do Android, endereço MAC, modelo do telefone e localização) e que depois os envia para servidores remotos.

Para além desta informação, este malware realiza ainda algumas ações sem o conhecimento do utilizador. A mais grave delas é a instalação de várias aplicações.

Mais uma vez o problema está não na Google e na sua loja de aplicações, mas sim nos utilizadores que optam por instalar aplicações de fontes que desconhecem e que nem sempre são seguras.

O conselho dado nestes casos é sempre o mesmo. Optem por instalar aplicações oriundas da loja do Android e, nos casos em que optarem por instalar apps fora desta loja, escolham fontes que sejam de confiança e que garantam que as aplicações não foram alteradas.

Via Malwarebytes Lab

Exit mobile version