Quando se fala em vulnerabilidades/malware no segmento dos dispositivos móveis, o Android é a primeira plataforma a quem se aponta o dedo. Os últimos relatórios (tanto da Cisco com da Kaspersky (1) e (2)) confirmam que de facto o Android é o principal alvo do malware (até porque é a plataforma móvel mais usada), no entanto apenas 0,1% do do malware para Android está no Google Play.
Relatórios recentes de segurança dão agora conta que há novos smartphones e tablets Android a serem vendidos com Malware Pré-instalado.
Segundo David Jevans, fundador e CTO da Marble Security, há um vasto leque de smartpones e tablets, comercializados pela Samsung, Motorola, Asus e LG Electronics que vêm com malware já pré-instalado.
A descoberta foi feita com base numa queixa de um utilizador, que reportou que a plataforma móvel de segurança da sua empresa tinha detectado malware na aplicação Netflix, em vários dispositivos Android que tinham sido adquiridos recentemente.
Depois de uma avaliação, Jevans referiu que as aplicações eram mal intencionados e que recolhiam passwords e informações financeiras que posteriormente eram enviadas para servidores na Rússia. Segundo reportou o cliente, as aplicações maliciosas já vinham instaladas com os equipamentos.
As it turned out, they were malicious, and were harvesting passwords and financial information and sending it to a server in Russia. The company claimed the apps were already installed on the devices when they bought them
Da lista de equipamentos comprometidos há a destacar o Samsung Galaxy Note, o Galaxy 3 e 4, os tablets Asus, Nexus S e vários da Motorola.
Segundo reporta o site net-security, a Samsung já foi contactada, tendo negado a instalação da aplicação Netflix antes da comercialização dos equipamentos.
O Pplware continuará a acompanhar esta noticia, e procederá à actualização da mesma assim que existirem novas informações relevantes.