Pplware

Duas famosas aplicações de câmara foram retiradas da Google Play Store devido a adware

A Google Play Store é aberta a quase todo o tipo de apps, levando ao aparecimento de algumas menos legítimas. O mais recente caso é o de duas aplicações de câmara. Estas apps contaminavam o smartphone com adware.

A Google já procedeu à remoção destas apps, que estavam presentes em mais de 1,5 milhões de smartphones Android.


A Google, gigante dos motores de pesquisa que governa a Play Store, eliminou recentemente duas aplicações de câmara da sua loja de aplicações. Segundo as informações adiantadas pela equipa de segurança Wandera, estas apps continham adware. Ou seja, continham código malicioso que ataca os smartphones onde estão instaladas.

O adware permite que os atacantes ganhem dinheiro com os dispositivos afetados e, embora geralmente seja considerado mais um incómodo do que uma ameaça grave, estas apps em específico tinham uma funcionalidade mais avançada do que o adware comum.

| Wandera

Estas aplicações, Sun Pro Beauty Camera e Funny Sweet Beauty Selfie Camera, tinham mais de 1,5 milhões de transferências na loja de aplicações da Google.

A Sun Pro Beauty Camera tinha um comportamento abusivo nos smartphones dos utilizadores. Mesmo sendo desinstalada esta mantinha-se a projetar publicidade de ecrã inteiro no dispositivo. A única solução era realizar uma instalação limpa do Android, o que é altamente incómodo.

Quanto à Funny Sweet Beauty Selfie Camera, apesar de conter igualmente adware malicioso, este era menos invasivo. Esta apenas apresentava uma publicidade sempre que o utilizador transferia uma fotografia da app.

Para além do adware malicioso incorporado no código da aplicação, estas ainda requeriam permissões excessivas no dispositivo.

Malware e adware são comuns em certas aplicações da Google Play Store no Android

Exit mobile version