Pplware

Cuidado, há mais um malware Android à solta! Remova já estas 16 apps do seu smartphone

O universo Android tem sido frequentemente visado por ataques de malware, fruto de apps que são instaladas nos smartphones. Estas muitas vezes vêm de fontes não autorizadas, mas também surgem vindas da própria Play Store.

Um novo lote de apps comprometidas está agora a atacar este sistema da Google e são ao todo 16 com este comportamento. É hora de remover estas propostas nefastas e que comprometem os smartphones dos utilizadores.


Esta é uma descoberta recente e que está a comprometer muitos equipamentos Android. A sua origem é bem conhecida e foram encontradas na Play Store, mascaradas de apps com funcionalidades distintas, mas que na sua maioria eram desnecessárias para os utilizadores.

Foi através desta porta que conseguiram alcançar números elementos de instalações e assim conseguir propagar-se de forma muito rápida e efetiva. Do que foi revelado, foram mais de 20 milhões de downloads e respetivas instalações. A lista das apps está abaixo.

Do que se sabe, este não é um malware dedicado a roubar dados dos utilizadores. É do tipo “clicker”, o que significa que está constantemente a executar ordens remotas e a clicar em páginas e anúncios que rendem para o atacante.

Os sites que são visitas são recebidos de forma remota e totalmente silenciosa. Também as ações de navegação e de clicar acontecem em pano de fundo, não tendo o utilizador qualquer visibilidade ou controlo sobre estas ações que o malware está a realizar.

Nestes casos, o problema maior deste malware não é a informação a que tem acesso, mas sim os recursos que consome. Ao realizar as suas ações, gera muito tráfego de rede e dados associados. Há ainda outros pontos que acabam por ser consumidos nestes processos.

Mais uma vez, e como em todos os casos de malware e outras ameaças, estas apps devem ser removidas de forma imediata do smartphone. Há também que ter o máximo cuidado com as apps escolhidas e evitar as que prometam demais.

Exit mobile version