O malware é um dos grandes problemas de segurança nos dispositivos móveis, sendo a plataforma Android uma das mais exploradas, devido ao seu crescente número de utilizadores.
Recentemente foi descoberto um novo malware que se mascara de actualização do Google Chrome para roubar dados pessoais dos utilizadores.
Foi identificado um novo malware para Android que se disfarça de actualização do navegador Google Chrome, encontrando-se alojado em páginas web desenhadas para serem idênticas a páginas oficiais da Google ou do Android.
O malware foi tornado público no dia 28 de Abril, pela empresa de segurança Zscaler, tendo sido desenvolvido para registar o histórico de chamadas e do navegador, monitorizar mensagens de texto e obter os dados de cartões de crédito, que são enviados posteriormente para um servidor remoto.
O dispositivo apenas é afectado se o utilizador activar a instalação de aplicações de origem desconhecida, estando sempre dependente da instalação da aplicação por parte do utilizador.
Para a remoção desta ameaça, o único procedimento seguro é a realização de um restauro de fábrica de forma a eliminar qualquer vestígio do intruso.