Pplware

Crescimento do Android Marshmallow acelerou em Agosto

Um mês depois do Android Nougat ter sido lançado e de ter chegado aos Nexus, a Google volta a lançar os seus números de utilização do seu sistema operativo.

As mudanças não são significativas, mas há um dado a reter. O Android Marshmallow acelerou o seu crescimento, mantendo um ciclo que vinha de meses anteriores.

Lançado há quase um ano, o Android Marshmallow tem seguido a mesma linha de adopção que a maioria das versões anteriores do sistema operativo da Google. Lentamente e sem um ritmo garantido cresce nas tabelas de utilização, sem que na verdade tenha uma adesão global nos smartphones.

Os dados da Google referentes ao mês de Agosto mostram que pouco mudou no universo Android. Em particular o Marshmallow continua a ganhar o seu espaço no mercado e tem já uma quota de 18,7%, o que mostra que teve um crescimento de 3,5% em apenas um mês, subindo do 15.2% de Julho.

Este crescimento é superior ao que tem vindo a ser registado em meses anteriores, em que andou pelos 2,9%, 2,6% e 3.2%. Mesmo sendo um crescimento acentuado, ainda está longo do que seria esperado pela Google.

O Android 4.4 KitKat continua a ser a versão mais usada, com uma ligeira perda. Passou dos 29,2% do mês passado para os actuais 27,7%. O Android 5.1 Lollipop ocupa ainda a segunda posição, tendo agora 21.9% e diminuindo a distância para o KitKat.

A versão 5.0 do Lollipop estranhamente perdeu terreno e tem agora 13,1%. As duas versões do Lollipop em conjunto conseguem já ter 35%, sendo a mais usada e tendo quase o dobro da versão Marshmallow.

Curiosamente a mais recente versão do Android, a Nougat, ainda não tem expressão para surgir nesta tabela. Com menos de 0,1%, deverá ser a próxima a surgir nos dados da Google, à medida que novos equipamentos vão ser lançados e que as actualizações começarem a ser disponibilizadas.

Android Developers

Exit mobile version