Pplware

Vale a pena continuar? Sony praticamente não vai vender smartphones este ano

A Sony tem um historial único no mercado dos smartphones. Para além de ser uma das mais conhecidas marcas, tem trazido para o mercado várias inovações. Posteriormente, temos visto estas tecnologias Sony em utilização noutras marcas.

Este gigante da tecnologia tem lutado nos últimos anos para conseguir vingar no mercado dos telefones. Contudo, vende cada vez menos e poderá atingir um novo mínimo histórico. Com vendas tão baixas será que vale a pena a Sony continuar?


A marca quase deixou de vender smartphones

Ao longo dos últimos anos as vendas de smartphones da Sony têm vindo a cair. A marca nipónica já deu a entender que os telefones que cria não estão projetados para os mercados internacionais. Esta postura revela bem qual parece ser a sua posição.

Com a chegada de mais um trimestre, a empresa voltou a perder vendas. Se no ano passado conseguiu vender por trimestre 1 milhão de equipamentos, ainda não atingiu este valor este ano. Contou com 900 mil smartphones no primeiro trimestre e 600 mil no segundo.

As previsões agora reveladas dão conta que em 2019 o cenário será, provavelmente, muito mau. Tudo aponta para vendas na casa dos 2,5 milhões, não comparáveis aos 6,5 milhões de 2018 e 13,5 milhões de 2017. Estes valores de 2019 mostram bem a situação da empresa.

O fim de alguns serviços e app móveis da Sony

A juntar a este cenário negativo, a Sony tem tentado limpar a sua oferta de serviços para os smartphones. Estas equipavam os seus equipamentos e eram vistas principalmente como alternativas ao que o mercado oferece, nomeadamente da própria Google.

Depois de vermos desaparecer em maio a app Álbum, dedicada às fotografias, há uma nova desistência. Agora é a sua app Mail que deixará de estar presente nos smartphones e não vai ter atualizações. A empresa recomenda que sejam usados os serviços da Google.

Este pode ser o passo esperado para que a Sony termine de vez a sua presença no mercado de smartphones. Não era a primeira marca a desaparecer, mas é uma perda grande para este segmento da tecnologia. Depois da Nokia, que se soube reinventar, e da HTC, será que a vale a pena a Sony continuar igualmente a tentar sobreviver?

Exit mobile version