Pplware

Conheça a Miui 8 e o Xiaomi Mi Max

Ao longo dos últimos anos a Xiaomi tem desenvolvido uma gama alargada de produtos, reconhecidos pela sua qualidade, que tem ajudado a posicionar a marca como uma das principais fabricantes chinesas no mercado global.

Hoje, num evento realizado em Beijing, a Xiaomi apresentou as mais recentes novidades do seu ecossistema, onde se destaca o lançamento da nova versão da sua interface Android, a MIUI 8, e de um novo smartphone, o Mi Max.

Durante um evento esta manhã, em Beijing, a Xiaomi apresentou ao mundo a MIUI 8, a nova versão da sua interface Android que atingiu em 2016 mais de 200 milhões de utilizadores ativos em todo o mundo. No mesmo evento foi ainda apresentado o Mi Max, um novo phablet, no verdadeiro sentido da palavra, com 6,4 polegadas.

 

MIUI 8

A MIUI é considerada como uma das melhores interfaces Android ao nível global. No evento desta manhã, a Xiaomi apresentou a nova versão da sua interface que conta com algumas novidades, onde se destaca o seu novo design.

Para esta nova versão, a Xiaomi apostou numa alteração estética do sistema, tendo para isso se inspirado no Material Design da Google.

Nada foi deixado ao acaso nesta nova versão e todas as aplicações e até o tipo de letra foram adaptadas às novas regras de design. Uma outra novidade foi a incorporação de um sistema de controlos rápidos por swipe que está presente em várias das novas aplicações, desde a galeria até às notas.

 

Fonte Mi Lanting

A Xiaomi desenhou a Mi Lanting, uma nova fonte para a MIUI 8 criada para diminuir o dano nos olhos dos utilizadores que utilizam constantemente o smartphone. Para criar esta fonte, a marca chinesa utilizou um conceito intitulado de “centro de gravidade das fontes”.

Galeria

Na galeria é agora possível partilhar ou editar uma foto através de um simples swipe. Foram também adicionadas novidades no editor de fotografias, com a possibilidade de adicionar stickers e doodles. Também há novidades no editor de vídeo, que já permite adicionar efeitos e música.

 

MIUI Scanner

A aplicação de scanner foi igualmente alvo de melhorias, sendo agora capaz de reconhecer fórmulas matemáticas e mostrar a sua resolução passo-a-passo, ler códigos de barras e gerar rapidamente um código QR para os conteúdos que quiser partilhar.

 

Notas

Outra das alterações de maior destaque foi a renovação da aplicação notas. Nesta nova versão, foi adicionada uma vista em grelha, tornando a aparência idêntica ao Google Keep, foi adicionada a opção de proteger notas com password ou impressão digital e foram incorporados os comandos rápidos por swipes.

 

Modo poupança de energia

Outro dos grandes destaques nesta versão foram as novidades no modo de poupança de energia. O novo modo de poupança da MIUI é capaz de congelar as aplicações a correr em segundo plano e suspender a sincronização, as actualizações e as tarefas em background.

Foi ainda adicionado um novo método para poupar bateria e diminuir a latência, permitindo assim que as aplicações não essenciais sejam mantidas inativas.

 

Screenshot completos

Na MIUI 8 é agora possível tirar screenshots completos de uma página, não ficando limitado apenas ao espaço visível no ecrã. Nesta função, é também possível selecionar qual a área de interesse a que queremos guardar.

Menu flutuante

Nesta nova versão foi incluído uma opção para ativar um menu flutuante semi-transparente, ao estilo do AssistiveTouch do iOS, que permite ser posicionado em qualquer parte do ecrã, dando acesso rápido a ferramentas e aplicações.

 

Modo duas passwords

A startup chinesa inseriu no seu sistema um modo que permite definir duas passwords que encaminham para dois homescreens diferentes. Com esta opção, é possível definir uma password para assuntos profissionais, que encaminha para um homescreen com atalhos de aplicações de produtividade, e outra password que encaminha para um homescreen com atalhos para as aplicações de lazer.

Modo de seleção e tradução

A Xiaomi adicionou uma nova função na ferramenta de seleção de texto. Agora é possível selecionar um texto ou palavra e pedir a sua tradução imediata. Esta opção será bastante útil quando for necessário traduzir algum texto que poderá aparecer em chinês no sistema.

Datas de lançamento e modelos suportados

Durante o evento, a Xiaomi apenas apresentou as datas de lançamento para a versão chinesa da rom, não existindo por enquanto informação de quando sairá para a versão global.

Serão abertos registos para a beta no dia 16 de Maio, sendo lançada para os betatester que forem aceites no dia 1 de junho. A versão pública sairá na developer rom chinesa no dia 17 de junho.

A MIUI 8 será disponibilizada para o MI2, MI2S, MI3, MI4, MI4C, MI4S, MI5 e MI Max e para todos os modelos redmi e mi note.

Nesta lista é perceptível a falta do Mi4i que tem sido abandonado progressivamente pela Xiaomi.

Uma das grandes características da Xiaomi sempre foi a aposta em manter os seus modelos com as últimas novidades da MIUI. Esta é mais uma prova desse feito, com a MIUI 8 a chegar a quase todos os modelos que já beneficiavam da MIUI 7.

 

Mi Max

Para acompanhar o lançamento da MIUI 8, a Xiaomi lançou o Mi Max, um novo phablet que promete fazer as delícias dos que gostam de ecrãs grandes. Este novo modelo tem sido alvo de um grande esforço de comunicação por parte da Xiaomi nos últimos dias, mostrando a importância do modelo para a marca.

Neste novo modelo a Xiaomi, com apenas 7,5 mm de espessura, apostou num ecrã de 6,44 polegadas suportado por um processador Qualcomm Snapdragon 650 ou 652, 3 ou 4 GB de RAM e 128 GB de memória interna. No capítulo fotográfico vem equipado com uma câmara principal de 16 MP com PDAF e uma câmara secundária de 5 MP com grande ângular de 85º.

Este modelo vem ainda equipado com uma bateria de 4850 mAh, sensor de impressões digitais, sensor de infravermelhos, dual-SIM com sistema híbrido (2 cartões SIM ou 1 cartão SIM e 1 cartão microSD) e 4G+.

O Mi Max estará disponível em prata, dourado e branco e terá um custo aproximado de 201€ para o modelo base com o processador snapdragon 650, 3 GB de RAM e 32 GB de memória interna e de 269€ para o modelo de topo com snapdragon 652, 4 GB de RAM e 128 GB de memória interna.

Durante o evento foi ainda exibida a Mi Band 2 no pulso do CEO da empresa chinesa mas não foi referida nenhuma data para a sua apresentação.

A Xiaomi volta a apostar forte no mercado com as novidades apresentadas durante o evento, quer com o contínuo suporte oferecido aos seus modelos com as atualizações da MIUI, quer com a excelente relação qualidade/preço oferecida nos seus smartphones.

Exit mobile version