Pplware

Proteja-se! Foram encontradas apps na Play Store com adware e instaladas por milhões

A cada dia que passa, são encontradas mais fragilidades na loja de aplicações da Google, a Play Store. Um dos mais recentes casos é o da ESET, que descobriu um conjunto de apps com adware incorporado. Pior do que isso, estas foram instaladas em milhões de dispositivos!

Assim, deve eliminar o quanto antes estas aplicações. Podem colocar em risco a sua segurança e o bom funcionamento do smartphone.


A ESET, empresa de segurança informática, faz monitorização de diversas ameaças que possam comprometer a segurança dos seus utilizadores. Colabora de forma próxima com as empresas tecnológicas de modo a que estas corrijam as fragilidades que vão aparecendo. Tendo em conta a importância dos smartphones, muitos dos ataques são agora feitos neste meio.

É para isso mesmo que nos remete a última descoberta da empresa de segurança… Na Play Store da Google estavam presentes um conjunto de aplicações – que haviam sido instaladas oito milhões de vezes – que contaminavam o smartphone da vítima com adware.

Identificámos quarenta e duas apps na Google Play Store como pertencentes a essa campanha de adware, com vinte e uma ainda disponíveis no momento da descoberta. A equipa de segurança da Google removeu todas elas com base no nosso relatório. No entanto, estas apps ainda estão disponíveis em lojas de aplicações de terceiros.

| Lukáš Štefanko, investigador de malware da ESET

A lista de apps infetadas pode ser verificada na imagem abaixo. Todas prometiam funcionalidades interessantes, quando na verdade estavam a infetar o dispositivo do utilizador… Contabilizando mais de oito milhões de instalações, o problema é grave e afetou um largo número de vítimas.

A Google já procedeu à eliminação destas apps da sua loja de aplicações. Não obstante, continuam presentes em lojas de terceiros. Para além disso, caso já as tenha instaladas no seu dispositivo, deve proceder imediatamente à sua desinstalação!

Para além da Play Store, também as colunas da Google podem ter malware

Exit mobile version