Pplware

Android Q: Só vai poder instalar apps de fontes externas uma vez

Uma das principais portas de entrada de malware no Android é a instalação de apps de fontes externas. A Google tem lutado contra isso e no Android Q vai voltar a mudar as regras.

Na nova versão do sistema operativo, apenas será possível instalar apps de fontes externas uma vez, tendo depois de voltar a alterar as permissões.


A capacidade de instalar apps de fontes externas é uma das mais apreciadas funcionalidades do Android. É algo que a concorrência não tem, mas que também tem trazido muitos problemas aos utilizadores. É a porta mais comum para entrada de malware e outros problemas de segurança.

Se no Android O a Google mudou muita da forma de autorização da instalação de apps, foi no Android P que tudo mudou de forma radical. Até então simplesmente não havia controlo, tendo depois passado para havre controlo à apps que tentava instalar outras.

O Android Q vai ter ainda mais segurança

Mas no Android Q vai voltar a mudar a forma de controlar estas instalações. A partir desta versão, os utilizadores vão ter de autorizar a instalação de apps externas todas as vezes que o quiserem fazer. Torna-se um processo mais moroso, mas traz muito mais segurança.

Após instalar uma app de uma fonte externa, tudo volta à definição inicial e padrão do Android. Ao tentar depois uma nova instalação de uma app, será mostrada a mensagem de falta de autorização. Ao utilizador resta apenas reativar a opção.

É o fim do instalar de apps de fontes externas

Ainda não se sabe se este será o comportamento definitivo no Android Q, mas desde a primeira versão do Android Q está presente. No início pensava-se que seria um erro, mas com o manter deste comportamento na segunda versão beta, assume-se agora que deverá ser definitivo.

Tudo parece indicar que a Google quer aumentar ainda mais a segurança do Android. Esta alteração será importante pois bloqueia todas as instalações não autorizadas de apps. Ao mesmo tempo vai também garantir que este é um processo feito apenas por quem necessita e que depois é bloqueado.

Exit mobile version