Seguindo os padrões, ainda é cedo para que surjam informações sobre a próxima versão do sistema operativo da Google, o Android Q. Claro que isso nunca impediu que surjam dados e imagens sobre estas versões antes da data.
A provar isso está a mais recente informação do XDA Developers, que conseguiu o acesso a uma versão funcional do Android Q e que mostra muito do que vamos ter. É garantido um dark mode, muito mais privacidade e até um modo desktop.
Foi em maio passado que a Google revelou o Android Pie e o que estava a preparar. Claro que esta versão só chegou em Agosto e mostrou que certamente valeu a pena esperar, com todas as suas novidades.
Agora, com o Android Q ainda longe, é hora de conhecermos algumas das possíveis novidades que vão chegar com esta versão.
Um novo dark mode transversal ao Android
No Android Pie a Google começou a preparar o dark mode deste sistema, ainda que de forma limitada. Já o podemos ver agora em algumas partes do SO da Google, mas com muito espaço para crescer.
Do que pode ser visto nesta nova versão, o dark mode vai estar muito mais alargado, em muitas das interfaces. Há ainda a possibilidade deste ser usado em apps que não estão preparadas para o usar.
Este novo tema poderá ser chamado a qualquer altura ou, como esperado, ser ativado posteriormente pelo Android. Este automatismo será, com toda a certeza, algo que todos vão querer usar.
As permissões do Android Q vão dar ainda mais privacidade
Também na área da privacidade a Google aparentemente quer mudar o Android Q. A primeira e mais importante mudança está nas permissões, onde as vamos poder ver agregadas e ordenadas.
Outra mudança bem vinda é a possibilidade de serem usadas permissões apenas enquanto as apps estiverem a ser usadas.
Esta é uma alteração que dará mais controlo e privacidade aos utilizadores, por recurso. É um passo importante e que era esperado, embora ainda não tenha acontecido.
A Google vai finalmente dar ao Android Q um modo desktop
Claro que, naturalmente, há muito mais no Android Q. Uma das novas opções que decerto foi mais vista, parece mostrar que a Google quer noutras interfaces. O modo de desktop, como a Samsung tem no Dex e a Huawei na EMUI Desktop, parece estar a chegar.
Há ainda o que parece ser a possibilidade de gravar o ecrã do Android Q, algo que também já podemos encontrar em algumas ROMs de vários fabricantes.
As Opções de programador estão também alteradas, com muitas novas opções disponíveis disponíveis. Estas vão alterar completamente o comportamento do SO da Google, como já acontece hoje.
É ainda muito cedo para confirmar todas estas novidades, mas, em conclusão, a Google deverá seguir a mesma linha cronológica. A apresentação deverá ser, tal como sempre, feita na I/O de 2019 e chegará depois em agosto com vários meses de testes em versões beta.