Pplware

Dica Android: Será que precisa mesmo de tantas apps instaladas?

Se por um lado as aplicações tudo fazem por nós, por outro, há smartphones onde já não cabe mais nenhuma e onde até há a necessidade de desinstalar várias por falta de espaço.

Se este é o seu caso, saiba que pode desinstalar aplicações ou substitui-las de forma a ganhar espaço e até a poupar recursos.


Instale aplicações Lite

São várias as empresas que têm disponíveis versões mais “leves” das suas aplicações. Estas são caracterizadas por utilizarem menos recursos ao nível de processamento, por terem consumos de dados menos elevados e por ocuparem menos espaço na memória interna do smartphone [Leia mais].

O destaque vai para:

As opções do Google Go

Dentro do mesmo contexto das aplicações Lite, a Google há um ano e meio iniciou um programa denomidado por Android Go. O Android Go foi criado para os mercados emergentes de forma a oferecer uma melhor experiência de utilização em smartphones com menos recursos, adaptado a modelos com 512 MB ou 1 GB de RAM.

Este programa tem trazido com ele algumas aplicações mais leves, muitas delas disponíveis na PlayStore para qualquer smartphone:

Tenha o Google Search como aliado

Além das aplicações que podem ser substituídas por versões mais leves, tem ainda a possibilidade de recorrer às pesquisas do Google para ter diversa informação e executar tarefas, para as quais até tem uma app instalada.

Aplicações como as de meteorologia, gestor de tarefas, listas de compras, tradutores… entre muitos outros serviços estão disponíveis através de simples pesquisas, na própria barra de pesquisas que provavelmente tem no seu ecrã principal do smartphone, sem recurso a nenhuma app adicional.

Estas são algumas das possibilidades, mas muitos outros exemplos poderiam aqui ser replicados:

Utilize o browser e tire partido das versões mobile dos sites

Porquê ter uma app para um site, se as suas versões mobile são tão completas e otimizadas? As apps vão ocupar espaço extra e muitas delas nem acrescentam grande coisa àquilo que os próprios sites oferecem.

Depois, existem formas de poupar dados na navegação e até forma de colocar esses sites como atalhos no smartphone, tal como explicamos aqui:

Exit mobile version