Depois de vários meses de testes e desenvolvimento, a versão final do Android 9 Pie foi ontem lançada e já se sabem alguns dos smartphones que a vão receber.
Sendo uma nova versão do sistema operativo da Google, estarão presentes novas funcionalidades e capacidades ao serviço do utilizador. Fique a conhecer as mais relevantes que farão do seu smartphone um equipamento ainda mais completo!
Navegação por gestos
Atualmente o Android já tem inseridos vários gestos na interação com o sistema operativo. Não obstante, a Google tem pleno conhecimento da maior naturalidade de uma interface gráfica baseada em gestos e deslizes, e por isso foram adicionados muitos mais no recém-chegado Android 9 Pie.
O acesso à lista de aplicações instaladas e às apps abertas em segundo plano é agora realizado através de um deslizar para cima, começando no ícone oval que marca presença no ecrã do dispositivo.
Este novo método de navegação no Android segue a tendência imposta pela Apple com o iPhone X e é algo mais natural e intuitivo para o utilizador. Contudo, a conceção de boas interfaces baseadas em gestos não é uma tarefa fácil, pelo que com certeza foi um bom desafio para a Google no desenvolvimento do Android 9 Pie.
Com este novo método de navegação através de gestos, a Google implementou também o Smart Text Selection, acessível inclusivamente no menu de pré-visualização de todas as apps abertas, que reconhece e analisa o texto selecionado e sugere ações conforme o conteúdo do mesmo.
Machine Learning e Inteligência Artificial
De forma quase exaustiva, a Inteligência Artificial em colaboração com Machine Learning estão a entrar nos produtos e serviços que usamos. Estes já tinham chegado ao Android pelas mãos de algumas fabricantes como a Huawei mas desta vez é a própria Google a trazer a Inteligência Artificial para o sistema operativo móvel mais usado do mundo.
O controlo da carga da bateria, denominado Adaptive Battery, é agora regulado por IA. Esta funcionalidade analisará os seus hábitos de uso e ajustará a frequência de sincronização e utilização de aplicações em segundo plano conforme o uso que o utilizador faça das mesmas.
Há ainda uma gestão inteligente do brilho do ecrã, que se irá sobrepor ao que hoje existe e, para cada situação, irá diminuir ou aumentar esse brilho consoante as necessidades e ao mesmo tempo da disponibilização de energia.
A Google prevê que, com esta ação da Inteligência Virtual na gestão da bateria, se registe uma diminuição de consumos de CPU na ordem dos 30%.
As App Actions também trarão mais envolvência do dispositivo no que toca às necessidades do utilizador. Através da Inteligência Artificial e Machine Learning, o Android aprenderá as rotinas e hábitos do utilizador, adaptando-se assim para uma experiência de utilização mais direta e confortável.
Imagine que tem por hábito sair de casa todos os dias úteis às 7:30 em direção ao local de trabalho. O Android terá noção disso e quando o utilizador neste período, sugerirá logo o cálculo do percurso até ao trabalho, tendo o utilizador de apenas confirmar esta sugestão.
Outro exemplo é o hábito de abrir a sua biblioteca de música no Spotify quando conecta uns auriculares ao smartphone. Neste caso, mal detete a ligação dos auriculares, o sistema operativo poderá sugerir que abra a sua biblioteca no Spotify. São casos arbitrários mas que exemplificam a ação das “App Actions” que agora chegam ao Android.
Digital Wellbeing
Um dos grandes destaques do Android 9 Pie está no conjunto de funcionalidades associadas ao Digital Wellbeing. A Google está ciente que muitos utilizadores passam mais tempo a usar o seu smartphone do que seria desejável e quer ajudá-los a ter uma utilização mais responsável do equipamento.
No Dashboard o utilizador poderá consultar quanto tempo despende em cada aplicação, quantas vezes desbloqueou o dispositivo e quantas notificações recebeu!
O App Timer permite definir limites de tempo diários para a utilização de certas aplicações e, atingindo esse limite, a aplicação deixa de estar acessível para o utilizador. O ícone da app simplesmente desvanece do ecrã inicial!
O modo Do Not Disturb (não incomodar) foi também renovado e agora está mais completo nas suas intervenções, silenciando também os estímulos visuais que apareciam anteriormente. A funcionalidade Wind Down atua em conjugação com o modo não incomodar e altera o espetro de cores apresentadas pelo ecrã, passando deste modo a apresentar tons acizentados com o objetivo de poupar a visão antes de dormir.
A somar às capacidades referidas anteriormente, o Android terá melhor adaptação às famosas monocelhas presentes em cada vez mais modelos; novas definições rápidas, com menus mais intuitivos; novas ferramentas de edição de capturas de ecrã; os controlos de volume estão mais simples e funcionais; a própria gestão das notificações está igualmente mais eficiente.
Ao nível da segurança, algo muito importante e que transmitará mais confiança para o utilizador é o facto de o Android 9 Pie ter embutido o impedimento de aplicações em segundo plano acederem ao microfone e câmaras do dispositivo!
O Android 9 Pie é assim um passo em frente no objetivo de ser um sistema operativo cada vez menos imutável, adaptando-se à utilização e necessidades do consumidor. São várias as novidades que o tornam o melhor e mais avançado Android de sempre!
Qual é a sua novidade predilecta a estrear no Android 9 Pie? Deixe a sua opinião nos comentários!