Pplware

Android 5.0 Lollipop: Adeus bloatware do operador/fabricante

Quando adquirimos um smartphone, especialmente com Android, é comum este vir “apetrechado” de aplicações do operador/fabricante. Estas aplicações pré-instaladas não são nativas da plataforma móvel e são como um “tipo de publicidade/gordura” que é gratuitamente incluída nos dispositivos móveis.

Mas, com o Android 5.0 Lollipop, vai ser possível remover essas aplicações pré-instaladas sem grande dificuldade.

Dave Burke, vice presidente da área de engenharia da Google, confirmou numa entrevista cedida ao site ARSTechnica que os utilizadores que adquirirem um smartphone com Android 5.0 Lollipop terão a possibilidade de remover todas as aplicações pré-instaladas.

Esta é sem duvida uma óptima noticia, uma vez que a maioria das aplicações que vêm no dispositivo não têm grande utilidade e, como é normal, o utilizador poderá sempre decidir quais as aplicações a instalar via Google Play (ou outras fontes alternativas).

Com esta possibilidade (baptizada já como Google Play Auto Installs), a Google, além de dar a liberdade do utilizador decidir quais as aplicações que realmente quer no seu smartphone, garantirá também a melhor experiência de utilização da sua plataforma (isto porque um equipamento com pouco espaço de armazenamento tende a ficar demasiado lento).

Burke referiu ainda que haverá uma maior agilização no processo de actualizações da plataforma móvel Android mediante o operador/fabricante, sendo o objectivo muito claro: acabar com a fragmentação que afecta o Android.

Acha que esta possibilidade é fundamental ou simplesmente as operadoras não deviam colocar bloatware nos equipamentos?

Via ArsTechnica

Exit mobile version