Pplware

Android 14: Google adiou o lançamento por um mês e apanhou os fabricantes de surpresa

Com o Android 14 a ser desenvolvido a um ritmo elevado, os utilizadores esperavam que esta versão do sistema da Google chegasse rapidamente. Afinal, e do que está a ser avançado, esta versão pode demorar mais algum tempo a chegar. Não há uma data precisa, mas tudo aponta para ser lançado ao mesmo tempo que o Pixel 8.


Google adiou a chegada do Android 14

A Google mostra uma grande empenho no lançamento do Android. Nos últimos anos a atualização é lançada no final do mês de agosto, algumas vezes até antecipadamente. Isso aconteceu em 2022, com o Android 13 a ser lançado a 15 de agosto, cerca de um mês antes da tradicional.

No caso da versão de 2023, a Google parece ter mudado e resolveu adiar a chegada. Era esperado no passado dia 5 de setembro, mas parece ter sido agora movido para o dia 4 de outubro, uma data especial para a Google. Será nesse dia que o Pixel 8 será revelado.

Chega no mesmo dia que o novo Pixel 8

Curiosamente esta mudança não foi sequer comunicada, tendo a Google alterado o cronograma que tem disponibilizado. Esta mudança para acompanhar o novo smartphone parece ser uma mudança lógica, mas que aparentemente poderá ter algum impacto que não era esperado.

Todos os fabricantes que usam o Android esperavam que esta versão fosse lançada para poderem avançar com as suas versões finais dos sistemas dos seus smartphones. Desta forma, podem até ficar com mais tempo para limar a versão final que vão lançar.

Fabricantes surpreendidos pela decisão

Uma das marcas mais afetadas parece ser a OnePlus, segundo o anúncio que a marca fez recentemente. Estava planeado o lançamento do OxygenOS 14 para o dia 25 de setembro, algo que aparentemente não será possível cumprir com o novo calendário da Google.

Esta nova abordagem da Google pode até fazer sentido para uniformizar as suas propostas e garantir alguma exclusividade para o Pixel 8. Os smartphones da marca são os primeiros a receber estas versões e assim o Android 14 chegaria primeiro aos modelos mais antigos e não ao smartphone mais recente. Fica a dúvida, que certamente não será respondida.

Exit mobile version