Pplware

Anbox: O Linux já corre aplicações do Android nativamente

Há muito que se procura uma forma de conseguir correr as aplicações de qualquer sistema operativo noutros, sem qualquer forma de emulação ou aplicações especiais.

Se esta situação já várias vezes esteve perto de acontecer, mas sem nunca ter sucesso. Uma nova proposta acaba de chegar, que vai trazer as apps do Android ao Linux.


A Google já tinha conseguido a proeza de colocar as apps do seu Android a correr no ChromeOS, de forma nativa e completamente integrada. Para o conseguir mudou o seu sistema operativo de desktop, de forma a acomodar estas novas aplicações.

O universo Linux foi agora também abrangido por uma forma de correr estas aplicações, com a chegada do Anbox. Este novo projeto open-source, foi criado pelo engenheiro da Canonical Simon Fels, e teve início em 2015, com o propósito de trazer para o Ubuntu e outras distribuições Linux as aplicações do Android.

Ainda numa fase muito inicial, o Anbox já consegue cumprir o seu propósito, sendo rápido de instalar e de usar. O vídeo abaixo mostra de forma simples todas as potencialidades do Anbox e o que é já capaz de fazer,

Os criadores do Anbox quiseram torná-lo verdadeiramente seguro e, por isso, bloqueiam o acesso destas aplicações Android ao Ubuntu, colocando-as em containers estanques e protegidos.

O Anbox vai continuar a ser desenvolvido para se tornar mais estável e ainda mais simples de usar. Vai-se integrar ainda mais com o Ubuntu e ganhar suporte para ainda mais distribuições Linux.

Está assim muito mais perto a mistura de aplicações de diversos sistemas operativos, que há tantos anos é procurada, de forma simples e sem qualquer software intermédio, tantas vezes difícil de usar e complicado de instalar.

Anbox

Exit mobile version