Pplware

Análise: Honor 7X, o digno sucessor

Foi em Dezembro passado que a Honor apresentou à Europa o seu novo smartphone enquadrado na gama média, mas a preço mais competitivo. “Honor 7X – Honor, for the brave“, foi como a submarca da Huawei o apresentou, querendo “encorajar pessoas jovens a serem suficientemente “bravas” para se expressarem a si próprias”.

Durante as últimas semanas foi testado de forma intensiva e hoje apresentamos-lhe tudo acerca novo Honor, digno sucessor do Honor 6X.


Características Gerais

O Honor 7X chegou ao mercado com um ecrã de 5,93 polegadas, com uma proporção de 18:9. A Honor estreou-se nesta proporção nos seus smartphones com o lançamento do 7X e do View10, apresentados no mesmo evento. Com este ecrã o Honor 7X oferece uma resolução FullHD de 1080 x 2160 píxeis com uma densidade de 407 pontos por polegada.

O SoC, produzido pela Huawei, é um octa-core HiSilicon Kirin 659 (4 x 2,36 GHz Cortex-A53 & 4 x 1,7 GHz Cortex-A53) com a GPU Mali-T830 MP2. O modelo em análise tem 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno. Existem ainda outros modelos de 4 e 3 GB de RAM com 32 GB de armazenamento interno.

Vem equipado com uma câmara traseira dupla, tal como o seu antecessor, com um sensor de 16 MP e outro de 2 MP. Este segundo sensor serve apenas para criar efeitos de profundidade. A câmara frontal, dedicada às selfies, tem um sensor de 8 MP. Ambas gravam vídeo 1080p a 30 fps.

No que respeita à conectividade, conta com Wi-Fi 802.11 b/g/n, Bluetooth 4.1 e porta microUSB 2.0. A bateria é de 3340 mAh e volta a conseguir uma excelente autonomia.

Especificações completas

Ecrã
  • 5,93″ de resolução 1080 x 2160 píxeis, 407 ppp
Processador
  • CPU: HiSilicon Kirin 659, Octa-core (4 x 2,36 GHz Cortex-A53 & 4 x 1,7 GHz Cortex-A53)
  • GPU: Mali-T830 MP2
Rede
  • LTE/HSPA+/GSM (sem suporte da banda 20 da rede LTE)
Sistema Operativo
  • Android 7.0 (Nougat)
  • EMUI 5.1 (a receber o EMUI 8.0 no 2º trimestre de 2018)
Memória
  • Memória RAM: 3/4 GB
  • Memória interna: 32/64 GB
  • Memória externa: cartão microSD até 256 GB
Câmara
  • Principal (traseira): Dupla 16 MP + 2 MP, com flash LED
  • Secundária (frontal): 8 MP, com gravação de vídeo a 1080p
Sensores
  • Impressões digitais, acelerómetro, giroscópio, bússola, proximidade, luminosidade
Dimensões e peso
  • 156,5 x 75,3 x 7,6 mm, 165 g
Conectividade
  • Wi-Fi 802.11 b/g/n, Wi-Fi Direct, hotspot
  • GPS, A-GPS e GLONASS
  • Rádio FM stereo com gravação
  • Bluetooth 4.1, A2DP, EDR, LE
  • USB: microUSB 2.0
Bateria
  • 3340 mAh Li-Ion
Cores
  • Preto e azul
Preço

 

Análise em vídeo

 

Hardware e Design

O Honor 7X estreia um novo design na linha de gama média, com ecrã “infinito” 18:9, aproveitando de uma melhor forma toda a estrutura do equipamento para o ecrã. A construção é em metal, com as laterais boleadas e um vidro frontal com acabamento 2.5D, criando uma grande harmonia no design e conforto na utilização.

Na frente, acima do ecrã, encontra-se a câmara de 8MP, os sensores de luminosidade e proximidade, o altifalante e o LED de notificações. Abaixo do ecrã apenas existe a inscrição da marca Honor.

Na lateral esquerda, a marca colocou o slot para os cartões nanoSIM (ou nanoSIM/microSD); na direita, os botões de volume e power; em cima, o microfone; e por fim, em baixo, existe a porta para jack de áudio de 3,5mm, a porta microUSB, um microfone e o altifalante. O som reproduzido é razoável, já que se torna um pouco estridente com o volume no máximo.

A traseira em metal tem duas barras de plástico injetado na zona das antenas e sensores, para que as comunicações não sejam afetadas pelas estrutura. Em cima tem um flash LED de dois tons e a câmara dupla, sendo o primeiro sensor o de 2 MP e o segundo o de 16 MP. Estas câmaras têm uma ligeira saliência que acaba por não afetar muito a estabilidade do equipamento quando está assente sobre uma mesa, como acontece, por exemplo, com o iPhone X.

Ainda na traseira está colocado o sensor de impressões digitais, bastante eficiente, e ainda a inscrição da marca. Esta traseira tem um acabamento semelhante ao do P10 da Huawei e apresenta o mesmo problema, muitas manchas difíceis de limpar, provenientes da gordura natural das mãos.

 

Na caixa

O Honor 7X vem numa caixa azul marinho, tal como o seu antecessor, fazendo-se acompanhar de um adaptador de corrente, um cabo microUSB/USB, os manuais de instruções rápidas e ainda o clip para abrir o slot dos cartões.

O smartphone já vem com película protetora de ecrã mas que foi retirada para a análise, já que a utilização do ecrã sem película acaba por sem muito melhor.

 

Interface e Desempenho

A Honor é uma submarca da Huawei que consegue oferecer equipamentos a preços mais convidativos, mas a verdade é que a experiência de utilização acaba por ser muito idêntica dentro das várias gamas. Em primeiro lugar, o hardware dos smartphones Honor é o mesmo que equipa os Huawei e depois, quanto à interface de utilização, também não existem quaisquer diferenças.

Neste caso, o SoC da Huawei que equipa o Honor 7X é o HiSilicon Kirin 659, o mesmo que equipa o Huawei Mate 10 Lite, também em análise no Pplware. Este SoC, aliado aos 4 GB de RAM, proporciona um desempenho de qualidade para a gama onde se insere. O sistema operativo é o Android na versão 7.0 com interface de utilizador EMUI 5.1, mas espera-se que já a partir de abril seja lançada a atualização para o EMUI 8.0.

Das simples tarefas como gerir o e-mail, utilização de redes sociais, partilha de conteúdos, assistir a vídeos no YouTube… até à edição de documentos, jogar alguns jogos que requerem mais processamento, tirar fotografias e vídeos, editar imagens, navegar através do Google Maps ou monitorizar uma caminhada… qualquer uma destas tarefas foi executada de forma exemplar pelo Honor 7X. Onde se nota alguma falta de fluidez é na navegação no Facebook ou Instagram e na própria navegação no Chrome, comparando com smartphones de gama superior.

Como referência, executámos ainda os habituais testes de benchmark, no AnTuTu e Geekbench.

No que respeita à qualidade do ecrã, as cores são realistas e têm um contraste muito equilibrado, ainda que os brancos sejam um pouco quentes. Tem bons ângulos de visão, mas com luz solar direta a imagem reproduzida poderia ser melhor.

 

Fotografia

O Honor 7X traz uma câmara traseira dupla de 16 MP + 2 MP, com o segundo sensor a conseguir criar um efeito de fundo desfocado nas fotos de forma automática. O efeito é conseguido mas continua sem surpreender, no entanto, permite criar fotografias diferentes do habitual. Este efeito também pode ser aplicado no modo retrato entre 0,5 m e 2 m de distância do objeto.

A câmara traseira grava vídeos com uma qualidade de 1080p a 30 fps e a câmara frontal, de 8 MP, grava a 720p.

Em seguida apresento alguns exemplos de imagens captadas pelo Honor 7X, com resultados muito bons onde não existe nenhum aspeto negativo a apontar e onde a qualidade de gravação de som surpreende pela positiva.

Câmara dupla

A opção de câmara dupla joga essencialmente com a abertura, tal como a maioria deste tipo de câmaras. Assim, ao fotografar um objeto, poderá ter um fundo mais desfocado, de forma a ter um resultado mais próximo daquilo que uma câmara profissional é capaz.

No Honor 7X, tal como no seu antecessor, além deste efeito, depois de capturar a imagem ainda é possível simular a alteração da abertura e aplicar-lhe alguns efeitos interessantes.

Selfies (com e sem modo beleza)

Panorama

Diferentes pontos de focagem

Com menos luz

Modo automático

 

Bateria

Uma vez mais a Honor volta a surpreender nesta gama ao nível da autonomia. A bateria tem capacidade de 3340 mAh e, tal como se pode observar pelo gráfico abaixo, demora cerca de 2h15 a carregar na sua totalidade (dos 1% aos 100%), sendo que na primeira meia hora tem consegue carregar 30%.

No que respeita à autonomia, o Honor é bastante económico. Através do teste da PC Mark de consumo da bateria, dos 80% aos 20% em utilização intensiva demorou 9h32.

Em termos práticos, com a minha utilização diária comum atingi facilmente os 2 dias de utilização. Apenas com utilização mais intensiva, principalmente com utilização da câmara, não passou de um dia e meio. Os utilizadores mais moderados, conseguirão os 3 dias sem grandes problemas.

 

Veredicto

A Honor é uma marca que, tal como a própria Huawei, vai fazer história no segmento dos smartphones. É inegável a sua evolução e a qualidade que emprega nos seus modelos a preços mais competitivos, uma vez que aposta essencialmente nas vendas online.

A experiência de utilização, o próprio toque no smartphone, a ergonomia e a qualidade de construção quase o faz confundir com os equipamentos da Huawei e esta ligação tão estreita entre ambos acaba por ser uma vantagem para a submarca. Com o Honor 7X ao lado do Huawei Mate 10 Pro na mesa de trabalho, foram várias as vezes, com a distração do dia a dia, que os troquei pela aparência… e estamos perante gamas tão díspares.

Dada a concorrência tão cerrada no segmento onde se encontra o Honor 7X, existem pormenores que a marca poderia ter aprimorado, como a qualidade de som, a qualidade do ecrã e depois no próprio desempenho, que poderia ser mais fluido tanto no browser quanto nas redes sociais, que é onde mais peca, mas que tudo indica tratar-se de uma questão de otimização no software.

O Honor 7X está disponível nas cores azul e preto, por um preço a rondar os 270€, com envio gratuito.

O Pplware agradece à Honor a cedência do Honor 7X para análise.

Honor 7X

Exit mobile version