Pplware

Afinal os smartphones Lumia conseguem correr Android

A ideia de termos um smartphone com suporte para mais do que um sistema operativo não é nova. No entanto há ainda algum trabalho a fazer neste área apesar de termos já assistido a algumas demonstrações bastante interessantes neste contexto.

Com a abertura da Microsoft às aplicações Android surgiu agora também uma nova oportunidade que tem vindo a ser explorada. Sabia que os Lumia conseguem já correr o Android?

O projecto Astoria conseguiu trazer para o Windows 10 Mobile uma plataforma onde será possível correr de forma quase directa as aplicações Android.

A ideia é permitir que os programadores façam a migração das aplicações sem terem de proceder a grandes alterações especialmente ao nível do código fonte. Os avanços estão feitos e é já possível a alguns utilizadores testarem essas aplicações Android num ambiente Windows 10 Mobile.

Para ter acesso a estas aplicações o Windows 10 Mobile tem dentro de si várias componentes do Android, que vêm facilitar a “transição” entre estes dois mundos e assim facilitar a utilização das aplicações Android.

Mas um “bug” que foi descoberto, e que está agora a ser explorado por alguns utilizadores, veio permitir algo que não era esperado. Os Lumia passaram a conseguir correr o Android directamente, sem que tenham de usar qualquer emulador.

Esta novidade não pode ser explorada por todos e para já existem apenas alguns vídeos que mostram um Lumia 830 a correr o Android 5.0.2.

Para conseguir esta proeza é necessário ter acesso a algumas ferramentas específicas da Microsoft, ferramentas essas que estão vedadas aos normais utilizadores e até aos programadores.

Mesmo sendo apenas uma prova de conceito, fica claro que a Microsoft está a abrir o Windows 10 Mobile a outros sistemas, tal como se propôs fazer.

Provavelmente a ideia não era levar esta capacidade de correr o Android tão longe, mas a verdade é que os Lumia estão por agora capacitados para correr o sistema operativo da Google.

Seria esta a ideia da Microsoft ou esta falha acaba por mostrar mais do que se pretendia?

Via WPMU

Exit mobile version