A Play Store é o centro do Android e onde os utilizadores vão em busca das aplicações que precisam e querem usar. A Google dá-lhes algum apoio, nomeadamente no acesso a estas novas aplicações.
Esse apoio é, segundo muitos, intrusivo e desnecessário. Por isso, hoje vamos explicar como desativar a criação de ícones de novas apps no ecrã principal do Android Oreo.
Esta funcionalidade existe no Android há muitos anos. Sempre que uma nova app é instalada, um novo ícone é adicionado ao ecrã principal do Android, permitindo assim o acesso direto a ela sem ter que aceder à lista de aplicações.
É claro que nem todos os utilizadores querem esse comportamento e, por isso, a Google dá-lhes a possibilidade de desligarem esta função. A forma de fazer essa configuração mudou com a chegada do Android Oreo e agora está mais simples.
Desligar a criação de novos ícones no ecrã principal do Android Oreo
Nas versões anteriores do Android, esta funcionalidade era controlada dentro da Play Store, numa zona específica da configuração, mas com o Android Oreo isto está diferente, tendo passado para a configuração do próprio ecrã.
Para aceder a essa área, podem fazê-lo de duas formas. A primeira é com o carregar contínuo no ecrã até surgir a zona de acesso e a segunda é com o pinch (2 dedos dos extremos para o centro) no ecrã, que revelará a zona pretendida.
O passo seguinte é a escolha da opção Definições, que dará acesso ao controlo de todas as funcionalidades do ecrã principal.
A opção que procuram e que querem alterar é Adicionar ícone ao ecrã principal. Este estará ativo e deve ser desligado.
De imediato, a opção é assumida e não voltam a ser colocados no ecrã mais à direita os ícones das novas apps, mantendo o ecrã mais limpo.
É importante também lembrar que as apps anteriores vão manter os seus ícones no ecrã até que o utilizador os elimine de forma permanente.