Eu escrevi na semana passada um artigo sobre algumas das funcionalidades e melhorias mais especuladas que poderiam vir no Android 5.0, a possível versão a ser apresentada no Google I/O deste ano.
Os rumores nunca são certos e muito menos conclusivos, e os sobre o Android 5.0 andaram sempre um pouco dispersos se seria 5.X ou outra 4.X a ser lançada este ano, mas parece que agora apareceu uma prova, talvez, conclusiva.
Há dois dias, o AndroidPolice recebeu uma informação do utilizador deepayan de que a Google estaria a testar novamente uma versão JellyBean, a versão 4.3 JWR23B apareceu num log de acesso. O mesmo tipo de informação foi dita pelo utilizador Roberth1990 no Reddit.
Bem, os logs podem ser facilmente aldrabados, mas de acordo com Artem Russakovskii, o redactor do AndroidPolice, seguiu o rasto dos IPs e confirmou-se de que o log era verdadeiro e de que os endereços eram provenientes de trabalhadores da Google, o mesmo range que anteriormente tinha confirmado outras versões do Android.
Para além disso, há vários comentários recentes no Bug Tracker oficial do Chromium, que lista o JWR23B como um número de compilação do Android, dando mais credibilidade. A pessoa que deixou o comentário é um programador do Chromium, o que, mais uma vez, tem afinidade com a Google.
Mas não foi só o AndroidPolice que recebeu informações, eu recebi ontem uma dica de alguém ligado à Google, e revelou-me alguns detalhes que faltavam para por um ponto final a estes rumores sobre qual será a versão do Android a ser lançada este ano.
De acordo com o meu informador, a Google vai lançar em Junho uma major release, isto é, o Android 5.0, apesar dos recentes logs e informações nos sites internacionais indicarem ser a versão 4.3, esta versão do Android não vai sair, trata-se simplesmente de uma versão de camuflagem. Ao que parece a nova versão não ser lançada no evento Google I/O que terá lugar nos dias 15 a 17 de Maio em Moscone Center, San Francisco.
Há umas semanas, foi revelada pelo Sammobile uma lista de equipamentos que a Samsung irá actualizar para o Android 5.0, realmente não mencionava a versão 4.3, talvez por aqui já se dava para tirar umas ideias de que seria o Android 5.0 a ser lançado este ano.
O Android 5.0 está acabado e neste momento a Google está a proceder às tradicionais “limar as arestas” (daí os logs que têm aparecido inclusive este mencionado) de forma a lançar o sistema com o menos de falhas possíveis.
Como é hábito da Google, passados alguns meses após o lançamento de uma nova versão do Android a gigante das pesquisas lança uma minor versior, tal como aconteceu com as anteriores versões, o deste novo será realizado em Outubro e poderá tanto ser 5.1 ou 5.0.X.
Mas há ainda mais algumas informações.
O suposto Google Phone X também conhecido como Motorola X, é um equipamento só da Motorola, não tendo ligações à linha Nexus nem à própria Google, apesar da Motorola ser da gigante das pesquisas. Este equipamento é real e será lançado entre Agosto e Novembro deste Ano, mas não terá qualquer ligação à linha Nexus, como têm sugerido alguns rumores que têm aparecido.
O meu informador não revelou as novidades do Android 5.0, mas referiu que terá um Game Center e suporte para gestos, do mesmo género do Samsung Galaxy S4.
Eu próprio fiquei desgostoso perante os vários rumores de que a Google poderia lançar novamente uma versão JellyBean em vez do Android 5.0 (ainda sem nome confirmado).
Com estas novas informações enviadas exclusivamente para o Pplware, ficou confirmado de que não será novamente uma minor version e sim o esperado Android 5.0.