Ao mesmo tempo que revelou os novos Xiaomi 13 e 13 Pro, a marca apresentou a sua personalização do Android, a MIUI 14. Esta nova versão traz a atualização esperada do sistema da Google, com todas as novidades e mais algumas melhorias próprias.
Com a MIUI 14 a Xiaomi parece entrar nova linha de desenvolvimentos, para tornar esta sua proposta mais ligeira e mais intuitiva de usar. Agora que está apresentada, deverá chegar muito em breve aos equipamentos da marca e mostrar como melhorou.
As novidades da MIUI 14
A nova MIUI 14 já vinha a ser revelada de forma gradual há algumas semanas. As verdadeiras novidades estão agora apresentadas e vão dar a esta personalização uma vida. Tudo começa com uma mudança visual grande e que melhora esta proposta.
Algo que se nota de imediato é uma melhoria na personalização, com muitas mais possibilidades a que o utilizador terá acesso. Isto será aplicado nas apps, nos widgets e até no que está presente no sistema. A provar isso está a possibilidade de remover apps do sistema de forma simples.
Ainda menos espaço ocupado
A somar a isso temos um Android que ocupa ainda menos espaço. A marca anunciou que esta versão se ficará pelos 13 GB, muito menos se for comparado com a versão anterior. Para o conseguir, a Xiaomi otimizou o seu sistema e também o que está presente.
Vamos ter assim ainda menos apps e apenas as mesmo necessárias para o utilizador. Este é um ganho substancial e que vai ajudar os utilizadores a terem um sistema mais estável e com menos consumos de recursos.
Primeiros smartphones Xiaomi a receber
A Xiaomi também revelou de imediato quais os smartphones que vã receber primeiro a MIUI 14. Esta ficará limitada por agora ao mercado da China, mas em breve deverá surgir na sua versão global e acessível a todos.
- Xiaomi 12S Ultra
- Xiaomi 12S Pro
- Xiaomi 12S
- Xiaomi 12 Pro
- Xiaomi 12 Pro Dimensity Edition
- Xiaomi 12
- Xiaomi MIX Fold 2
- Redmi K50 Pro
- Redmi K50
- Redmi K50 Extreme Edition
- Redmi K50 Gaming Edition
A Xiaomi não revelou como será realizada a atualização dos POCO, mas em breve terá novidades. Quanto aos restantes, até fevereiro surgem novidades e a lista será certamente alargada a mais smartphones.