No passado dia 21 de agosto, foi oficializada a nova versão do Android 8.0, muito aguardada pelos utilizadores. A Google manteve a tradição de nomear o Android com nomes de doces e ordenados alfabeticamente, são eles Cupcake, Donut, Eclair, Froyo, Gingerbread, Honeycomb, Ice Cream Sandwich, Jelly Bean, KitKat, Lollipop, Marshmallow , Nougat e Oreo.
Novos recursos foram integrados no Android Oreo, com o objetivo de conferir maior segurança, rapidez, eficiência, e capaz de lidar melhor com multitarefa. Vamos conhecê-los melhor, apesar de nem todos serem novidade.
Se ainda não teve oportunidade, conheça aqui a lista provisória, e não definitiva, dos smartphones que podem vir a receber o novo sistema operativo.
1) A opção “Fontes desconhecidas” deixou de existir
Nem todas as aplicações, instaladas por outra via que não através da Play Store, são mal-intencionadas, no entanto, podem trazer problemas que prejudiquem o funcionamento do Android, bem como a segurança dos dados do utilizador.
Até ao Android Nougat, para que os utilizadores instalassem aplicações fora da Play Store, teriam de ativar a opção “Fontes desconhecidas” através das definições de segurança.
O Android 8.0 veio mudar a forma de funcionamento deste recurso, trazendo um sistema mais inteligente, no qual o utilizador deve permitir manualmente a instalação de aplicações de terceiros, mas individualmente, por cada aplicação, o que antes era válido para todo o sistema.
Imaginemos que abriu o Google Chrome e fez download de uma aplicação que não através da Play Store. Para a conseguir instalar, terá de autorizar o Chrome a instalar aplicações de fontes desconhecidas.
Em termos de segurança, crê-se que não terá assim tanta, uma vez que autorizar a instalação de uma determinada aplicação não é sinonimo de eliminar um eventual malware.
2) Autofill API Framework
Uma boa prática que se tem tentado passar aos utilizadores é o uso de passwords complexas com letras maiúsculas, minúsculas, números e carateres especiais, para os demais logins online, além de alterações regulares.
Em contrapartida, acaba por existir alguma dificuldade em memorizá-las, o que leva alguns utilizadores a guardá-las, por exemplo, em gestores de passwords. Infelizmente, limitações do próprio Android impediram que estes serviços atingissem o seu verdadeiro potencial.
Esse problema foi resolvido. O Autofill é uma nova API que permite às aplicações acederem ao sistema, a fim de obterem informações que utiliza regularmente e, como tal, inserir o e-mail e password acaba por ser consideravelmente mais fácil do que era antes.
3) Picture-in-Picture
Quantas vezes já lhe aconteceu querer a assistir um vídeo no YouTube enquanto conversa no Messenger ou WhatsApp? A verdade é que não era possível fazer as duas coisas em simultâneo.
Um dos maiores recursos da Android Oreo é o PiP. Este, permite ao utilizador executar outra aplicação ao mesmo tempo que assiste a um vídeo, uma vez que ele continua a sua reprodução em segundo plano.
O vídeo pode ser movido para qualquer parte do ecrã, assim como os ícones do Facebook Messenger. As opções são pausar/reproduzir, saltar para o próximo vídeo, desativar o áudio e expandir o vídeo.
Funciona com o YouTube Red (requisito para usar com o YouTube), Chrome, Play Movies, Duo, WhatsApp e VLC.
4) Google Play Protect
Tendo em conta o rápido crescimento de malware contra o Android, a Google lançou, há cerca de um mês, esta nova ferramenta anti-malware, com o objetivo de auxiliar o utilizador na deteção e remoção de aplicações nocivas.
Play Protect is built into every device with Google Play, is always updating, and automatically takes action to keep your data and device safe, so you don’t have to lift a finger
Segundo Dave Burke, Vice Presidente de Engenharia da Google
Esta ferramenta não é exclusiva do Android Oreo, estando disponível para qualquer utilizador, desde que possua a versão 11 do Google Play Services.
5) Wi-Fi Aware (Neighborhood Aware Networking – NAN)
Este recurso baseia-se numa combinação do Wi-Fi Direct e Near, que oferece uma ligação mais segura, quando comparada com o Wi-Fi P2P, e com velocidades muito superiores à do Bluetooth.
O Wi-Fi Aware permite que os dispositivos e aplicações partilhem dados entre si, a alta velocidade e a longa distância, sem ser necessária qualquer ligação à Internet.
Além disso, acaba por ser um desafio para os programadores desenvolverem aplicações com base na comunicação entre dispositivos por proximidade.
6) Android Instant Apps
Revelado em maio de 2016, este recurso, também incluído no Android 8.0, permite utilizar determinadas aplicações da Play Store sem necessidade de as descarregar.
Para os utilizadores cujo dispositivo se encontra com pouco espaço de armazenamento, impossibilitando a instalação de mais aplicações, certamente será bastante útil.
O Android Instant Apps é compatível com dispositivos que executem o Android 4.1 (API de nível 16) ou posterior e tenham os serviços Google Play instalados.
7) Maior controlo em aplicações de segundo plano
Muitas são as aplicações que, em segundo plano, consomem bastante bateria. Os programadores tinham liberdade para desenvolver aplicações que estivessem em constante escuta de recursos do sistema, como por exemplo, do Wi-Fi, que além da bateria, afetavam negativamente o desempenho do Android.
Nesta versão o caso muda de figura, a Google bloqueou as aplicações que utilizam esta prática. Além disso, alguns serviços básicos e atualizações de localização ficarão limitados enquanto ela não estiver em uso.
8) Smart Text Selection
Suponha que alguém lhe envia um e-mail, número de telefone, morada. Ao selecionar um deles, o Android será capaz de perceber que tipo de informação se trata, ao ponto de abrir a respetiva aplicação.
Para cada tipo de informação, o Android sabe reconhecer e como lidar com ela de forma inteligente. Por exemplo, se um amigo lhe enviar uma morada de um restaurante, ao clicar nela, automaticamente ser-lhe-ão apresentadas instruções no mapa a fim de o informar sobre chegar até lá. Este recurso está disponível em todo o sistema.
9) Notification dots
Semelhante ao que o iOS tem feito durante largos anos, ao receber uma notificação numa determinada aplicação, sobre o ícone dela irá aparecer um ponto, bem como um alerta na barra de notificações. Os pontos são adaptativos, isto é, mudam de cor com base na aparência da aplicação que representam.
Para visualizar uma notificação basta pressionar a aplicação identificada com o ponto, para descartar deslize-a para a esquerda ou direita. Se optar por deslizar, saiba que a notificação desaparecerá da barra de notificações.
10) Novos Emoji
O Android 8.0 conta com mais de 60 novos emojis e alguns redesenhados. Alguns deles só serão disponibilizados aos desenvolvedores de aplicações, que vão poder usar e abusar.
Além dos emojis por omissão, o utilizador deverá ter uma opção que lhe permite fazer download de mais uns quantos. Confira aqui a lista completa dos novos emojis, e aqui dos redesenhados.
Parte destes recursos são novidade no Android 8.0 Oreo, outros não, no entanto, nota-se que a Google está a fazer um esforço para tentar colmatar problemas de segurança e desempenho, proporcionando melhores experiências aos utilizadores.