Pplware

ANACOM: Vodafone é a operadora com melhor desempenho em 3G e 4G

Quando se fala em comunicações móveis o tema da atualidade é o 5G. É verdade que as comunicações de quinta-geração estão aí, mas o 3G e 4G irão manter-se.

De acordo com um relatório recente da ANACOM, a Vodafone é a operadora com melhor desempenho em 3G e também 4G.


Piores desempenhos da MEO e da NOS, em UMTS e em LTE. Vodafone melhor…

A ANACOM divulgou hoje o relatório de aferição da qualidade de serviço das redes móveis relativo a Portugal continental. O estudo visou a vaaliação do desempenho de serviços móveis de voz e dados, e cobertura GSM, UMTS e LTE, da MEO, NOS e Vodafone, nas regiões NUTS II de Portugal Continental: Alentejo, Norte, Área Metropolitana de Lisboa (AML), Algarve e Centro.

A avaliação do desempenho dos serviços e da cobertura rádio foi efetuada usando 13 indicadores de qualidade – ver aqui.

De acordo com os resultados publicados pela ANACOM, em média, os operadores oferecem uma boa cobertura rádio GSM e adequada cobertura rádio UMTS e LTE.

No entanto, observam-se desempenhos diferenciados entre as tipologias de áreas urbanas, com piores desempenhos nas áreas predominantemente rurais, e entre os operadores, em particular os piores desempenhos da MEO e da NOS, em UMTS e em LTE .

Já a Vodafone regista o melhor desempenho, no entanto, apresenta também um pior desempenho em GSM.

A cobertura rádio apresenta alguma variabilidade, observando-se níveis de sinal de “Muito Boa” ou “Boa” qualidade, mas também outros abaixo dos parâmetros adequados, em particular níveis significativos de cobertura rádio “Má” ou “Inexistente”, nomeadamente em UMTS e LTE nas zonas predominantemente rurais.

Nos serviços de dados, em transferência de ficheiros, regista-se bom desempenho global, observando-se algumas diferenças entre os operadores e, de forma mais acentuada, entre as tipologias de áreas urbanas. A capacidade de estabelecimento e retenção de sessões de transferência de ficheiros, em download e em upload, apresenta uma acentuada degradação nas áreas predominantemente rurais, sobretudo no operador MEO.

Observa-se ainda uma deterioração significativa da velocidade de transferência de ficheiros nas áreas predominantemente rurais, sendo os valores médios cerca de metade dos registados nas áreas predominantemente urbanas. Este indicador apresenta variabilidade muito elevada, observando-se valores máximos de 249,90 Mbps e 64,49 Mbps, respetivamente em download e upload, e mínimos inferiores a 0,013 Mbps, que dificultam ou impossibilitam a transmissão de dados em condições adequadas

Os serviços de navegação na Internet e Youtube vídeo streaming, e também a latência de transmissão de dados, apresentam desempenhos inferiores, face à transferência de ficheiros, observando-se também algumas diferenças entre operadores e tipologias de áreas urbanas. De uma forma geral, o operador MEO e as áreas predominantemente rurais registam os piores desempenhos.

Exit mobile version