Apesar de ser a loja oficial de aplicações da Google, tal não tem significado que apps que lá estão sejam fidedignas. No seguimento do artigo de ontem, onde alertávamos para a existência de 60 aplicações Android com código malicioso, hoje damos a conhecer mais 25 que devem remover já do vosso dispositivo.
Desta vez trata-se de apps que tentam passar por autênticos editores de fotografia.
A descoberta deste novo conjunto de apps maliciosas para Android foi feita por investigadores da empresa de segurança Sophos que prontamente reportaram à Google. As apps estavam disponíveis na loja oficial de aplicações da empresa das pesquisas e, segundo as informações, foram descarregas muitas vezes pelos utilizadores.
Ainda de acordo com a Sophos, estas apps tinham código que permitia o acesso remoto a servidores para descarregar o malware Andr/Guerilla-D. Depois de descarregados alguns ficheiros .JAR, eram apresentados alguns anúncios que geravam receita para o programador.
A Sophos informou que já contactou a Google e que prontamente as apps acima referidas foram removidas da loja de aplicações. Se tem um smartphone com Android verifique já se tem alguma destas aplicações instaladas. Se sim, deverá proceder de imediato à sua remoção.
Como já referimos, é verdade que a empresa das pesquisas tem vindo a melhorar os mecanismos de deteção deste tipo de aplicações, mas estes não têm sido eficazes.
Via Sophos