Ao longo dos últimos anos são bem visíveis as evoluções das tecnologias que fazem parte do smartphones. Os ecrãs aumentaram e têm agora mais qualidade, a memória RAM é mais rápida, os SoC estão cada vez completos e eficientes, etc.
E as baterias dos smartphones? Será que têm evoluído em termos de autonomia ou continuam a ser um dos pontos fracos dos dispositivos móveis?
Para estudar e avaliar a autonomia dos smartphones nos últimos anos, o site Phone Arena fez um conjunto de comparativos de várias linhas de equipamentos. Do estudo fizeram parte equipamentos Samsung da linha S e Note, iPhones da Apple, HTC One, entre outros.
Duração da bateria por fabricante
Como podemos ver pelo seguinte gráfico, apesar de algumas evoluções ao nível da autonomia, os resultados actuais são semelhantes aos conseguidos em 2014. Apenas a gama Note da Samsung e iPhones da Apple têm conseguido uma evolução significativa.
Autonomia Media
Em termos de media de autonomia (tendo em conta vários equipamentos), verifica-se que até 2014 houve um aumento em termos de autonomia.
Mas se em 2014 a autonomia média era de 440 minutos, em 2016 é ligeiramente inferior. Em 2015 o valor médio da autonomia ultrapassou os 460 minutos.
Tempo de Carga
Com as novas tecnologia de carregamento a serem adoptadas pela maioria dos fabricantes, podemos verificar que hoje em dia uma bateria demora cerca de 100 minutos (menos de 2 horas) a carregar por completo. Em 2014 o tempo médio de carregamento de um flagship rondava os 165 minutos.
Tempo de Carga por fabricante
Se olharmos para o gráfico do Tempo de Carga das baterias por fabricante de smartphones, facilmente percebemos que a Samsung e a LG têm melhorado significativamente os tempos. Já no caso dos iPhones da Apple, a empresa de Cupertino tem mantido os registos só que actualmente há fabricantes que conseguem muito melhor. Por exemplo, comparando com o LG G5, o iPhone 6S é quase 2x mais lento a carregar.
Como podemos ver pelos dados anteriores, ainda há muito a melhorar ao nível da autonomia dos equipamentos. Há marcas que têm adoptado tecnologias inovadoras a este nível e tal pode ser um factor que cative um utilizador a comprar. Obviamente que não tudo é um problema da bateria, a optimização tem de ser feita também ao nível do sistema e de outros componentes de hardware.