Pplware

A Qualcomm tem três novos processadores Snapdragon

A tecnológica norte-americana Qualcomm acaba de apresentar três novos processadores Snapdragon. Assim, ficamos a conhecer toda uma nova tríade que tornarão os nossos dispositivos móveis ainda mais capazes. São três novas apostas, das quais o Snapdragon 730, dentro da linha 700, acaba por ser a mais poderosa.

Cada um dos três novos processadores Snapdragon apresenta sérios argumentos e merecem ser conhecidos.


Em cima da mesa temos os processadores Snapdragon 730, o Snapdragon 730 G, bem como o Snapdragon 665. Assim, temos desde logo dois novos modelos para a linha de gama média/alta da Qualcomm, a sua série 7xx. Um segmento que se coloca imediatamente abaixo dos topos de gama, e acima dos SoCs de gama média.

São três os novos processadores Snapdragon da Qualcomm

Todos eles orientados para o segmento de gama média, e particularmente incidentes na linha mais avançada, de gama média/alta. A empresa acredita que este será um dos setores em maior crescimento ao longo de 2019, e já a pensar também em 2020. Para tal, a tecnológica traz-nos agora este novo trio de plataformas móveis.

Em primeiro lugar importa dar a conhecer o Snapdragon 730. Com efeito, este é o mais poderoso dos três novos processadores e o substituto para o SD710 apresentado no ano passado. Adicionalmente, cumpre ainda mencionar a existência do SD712, uma ligeira melhoria face ao modelo que deu origem a toda a linha 7XX.

Em síntese, o Snapdragon 730 utiliza núcleos Kryo 470. Caraterística que lhe dá até mais 35% de poder de processamento em cada núcleos. Além disso, temos a nova gráfica (GPU) Adreno 618, já com suporte para a API Vulkan 1.1. Desta forma, promete ser um ótimo SoC ou plataforma móvel para jogos, mas não só.

Dos jogos à fotografia e à inteligência artificial (IA)

Estes são os três principais vetores dos três novos processadores da Qualcomm. Aliás, a cada novo lançamento, a aposta nas capacidades da IA tem vindo a aumentar, sucedendo o mesmo com os novos elementos. Com efeito, a Qualcomm afirma que o novo SD730 é duas vezes mais poderoso do que o seu antecessor neste quesito. E tudo isto se deve ao novo Hexagon 688, dedicado ao machine learning.

Em seguida, a tónica recai sobre as capacidades fotográficas no novo SoC. Mais concretamente no processadora de sinal de imagem (ISP), o Spectra 350. Graças à sua presença, um dispositivo móvel equipado com este processador será capaz de gravar vídeo em 4K (Ultra-HD) em HDR.

Por fim, temos ainda um reforço da conetividade. Algo que se materializa no modem Snapdragon X15 LTE, capaz de atingir uma velocidade de download de até 800Mbps. Ainda assim, a empresa norte-americana coloca a tónica no gaming ao classificar este novo Snapdragon 730.

Os jogos, o mundo gaming e o Snapdragon 730 G

De acordo com a sua nota à imprensa, a Qualcomm deixa bem claro o papel dos jogos no mercado de dispositivos móveis. Mais concretamente, aponta a sua crescente importância, não só para as fabricantes, mas também já para os consumidores e, ao mesmo tempo, para a indústria de produção de jogos.

Provando isso mesmo, a Qualcomm lançou um novo processador, o Snapdragon 730 G. O novo SoC parte da mesma base do modelo anteriormente detalhado, mas apresenta algumas melhorias cruciais. Aliás, vários pontos otimizados, já a pensar no público gamer, na indústria dos jogos.

Como tal, temos aqui uma versão da Adreno 618 otimizada. Ainda de acordo com a Qualcomm, esta é capaz de proporcionar até 15% mais poder de processamento para os jogos e tarefas gráficas. A empresa vai ainda ao extremo de dar a saber que trabalhou com estúdios de jogos para melhorar o desempenho de todo o SoC.

A Qualcomm coloca a tónica na experiência de jogo em HDR, ou HDR gaming e diz-nos que esta nova plataforma móvel vai revolucionar o setor. Aliás, tem até mecanismo anti-cheat para evitar trapaças e um novo mecanismo de gestão das redes Wi-Fi para minimizar o tempo de latência. Em síntese, quer evitar o lag.

O mais modesto é o novo Snapdragon 655

Por fim, temos ainda um terceiro SoC, o Snapdragon 655. Ainda que não seja tão poderoso como os demais processadores Snapdragon agora anunciados, pode vir a ser um dos “motores” mais comuns no mercado mobile. Como tal, importa destacar desde logo os seus oito núcleos Kryo 260, bem como a gráfica Adreno 610.

O Snapdragon 655 conta também com suporte nativo do API Vulkan 1.1, pelo que não será excluído da próxima geração de jogos. Além disso, apresenta também novas capacidades para a inteligência artificial, tendo para este efeito, hardware dedicado, duas vezes mais poderoso do que o seu antecessor direto.

Já no que à fotografia diz respeito, o novo SoC é capaz de suportar até três câmaras fotográficas principais com 48 MP. Desta forma, poderá tirar proveito e dar resposta a dispositivos que queiram utilizar estes sensores. Trata-se de uma tendência cada vez mais frequente e transversal a várias fabriantes.

Numa última nota, a Qualcomm fez saber que os processadores chegarão ao mercado em meados de 2019. Por conseguinte, podemos ver os primeiros smartphones com estes SoCs muito em breve. Aliás, entre as primeiras fabricantes a adotar estas plataformas móveis temos já a Samsung.

Exit mobile version