Pplware

5 truques para carregar o seu smartphone Android rapidamente

Cada ano que passa há um salto qualitativo nos smartphones. Melhores ecrãs, melhores sensores, melhores redes de comunicações e baterias com maior capacidade.

Mas há logo de imediato um aproveitamento dessa evolução que aumenta a carga de utilização, criam-se novos sistemas, aplicações e ferramentas para tirar proveito das evoluções. Assim, nem damos conta que, mesmo com baterias de maior capacidade, a autonomia tenha aumentado, e estará de novo a ligar o smartphone à corrente. Que tal usar uns truques para carregar o seu smartphone Android mais rápido?

Algumas informações são recolhidas e adaptadas das boas práticas disponibilizadas da Universidade das Baterias. Um centro de informações onde estão compilados estudos e investigações levados a cabo por empresas do ramo do fabrico de baterias para dispositivos móveis.

 

E são truques que funcionam com todas as pessoas?

Cada utilizador tem um perfil diferente enquanto… utilizador. Hábitos diferentes, modos de utilização que são únicos. Não há um único utilizador com os mesmos hábitos de utilização, cada ser humano que usa um smartphone tem hábitos diferentes, formas alternativas de utilização e métodos únicos de trabalhar com um dispositivo, como se fosse uma impressão digital tecnológica. Dado isso, alguns truques poderão ser mais eficientes nuns que noutros utilizadores.

 

Qual é o objectivo destes truques?

Ajudar o utilizador a poder carregar o seu smartphone Android de forma mais rápida. Tirando proveito de técnicas usadas por milhares de utilizadores, usando formas convencionais de aproveitar funcionalidades do próprio sistema operativo, a ideia é melhorar os tempos de carregamento para que a optimização de carregamento seja a maior possível.

 

Dicas para carregar o seu Android mais rápido

 

1 – Desligue o seu smartphone quando este está a carregar

Se quer que este carregue de forma mais rápida, então desligue-o. Assim, apenas estará a carregar a bateria e nenhum componente estará a consumir energia continuamente.

Para saber se o equipamento já está carregado, clique no botão Power com um clique curto e ele mostrará no ecrã a percentagem de bateria carregada.

Mas e se precisar de usar o smartphone?

 

2 – Coloque-o em modo de voo

Se necessitar de usar o smartphone enquanto o carrega, coloque-o em modo de voo, embora não seja uma prática saudável para a sua bateria devido à possibilidade de aquecimento excessivo.

Dessa forma irá desactivar as funções de chamadas, mensagens e dados móveis. Estas antenas estarão desligadas, poupando energia.

As ligações Wi-Fi e o Bluetooth também serão desactivadas, mas podem ser reactivados em Definições ou no painel de definições rápidas e assim permitir que seccione o que quer realmente que consuma energia.

 

 

3 – Carregue sempre com o carregador que acompanha o smartphone

Se possível não use o PC via USB para carregar o seu smartphone Android. Além de ter uma acção nefasta para a bateria é também um método mais lento de carregar o equipamento devido à limitação de corrente das portas USB do PC.

Para ter uma ideia, tendo como base um Galaxy S6 Edge, usando o carregador que acompanha o equipamento, apenas 10 minutos de carga este permite até 4 horas de utilização. Isso não se consegue com um carregamento via portas USB no PC.

Obs: as portas USB do tipo 1.0 ou 2.0 alimentam a uma corrente de 500 mA, e uma USB 3.0 a 900 mA. No entanto, usando um carregador original que acompanha o smartphone, este é capaz de fornecer corrente entre 1,2 a 1,5 A, ou até mais em modelos mais específicos.

E os powerbanks?

Embora sejam cada vez mais uma forma alternativa de carregar as baterias, são uma forma igualmente lenta de carregar o equipamento, mas mais estável que uma porta USB de um PC. No entanto, é sempre mais rápido e salutar usar a corrente eléctrica e o carregador original.

 

4 – Não use o carregamento sem-fios

Não é que seja prejudicial, mas ainda há muito a fazer nesse campo até porque as tecnologias actuais têm muito que evoluir, embora sejam um meio muito seguro.

A questão aqui é a lentidão do carregamento. Ainda não há tecnologias sem-fios que consigam competir com os bons carregadores que acompanham os smartphones. Cada vez mais é tendência as marcas equiparem os terminais com carregamento rápido. Mesmo que lhe digam que o carregamento sem-fios é rápido, não acredite. Pode ler aqui muito sobre esse tipo de carregamento.

 

5 – Não utilize o smartphone enquanto carrega e use boas práticas do sistema

Não sendo possível desligar, se também não der jeito colocar em modo voo, então será que pode deixar o smartphone inativo? Isto serve para ajudar a um carregamento rápido, sem consumo excessivo enquanto está a carregar.

O que mais fazemos (vá, não diga que não) é usar o smartphone com ele a carregar. Isso vai fazer com que demore mais, óbvio. Mas depois podemos ser também inteligentes com o próprio sistema operativo.

Agora é consigo. Cada um também sabe onde poupar energia, como melhorar o desempenho no carregamento. Junte a estas 5 as suas 5, 10 ou mais dicas.

Exit mobile version