O X anunciou um novo sistema para rotular contas de paródia ou satíricas. A medida surge após vários incidentes em que utilizadores, alguns com responsabilidades, confundiram publicações satíricas com declarações autênticas, embora a própria rede social enfrente críticas por espalhar desinformação.
Segundo é agora conhecido, a plataforma desenhou estas etiquetas para aumentar a transparência na rede social. Os utilizadores podem ativar esta funcionalidade nas definições da sua conta, selecionando a opção “Paródia, comentários e conta de fã” nas definições de informações do perfil.
O processo de lançamento destes novos rótulos marca um momento na gestão de conteúdos satíricos no X. Os utilizadores que gerem contas de paródia, comentários ou perfis de fãs devem identificar-se voluntariamente no momento. Isto, acontece embora a plataforma já tenha antecipado que estes rótulos serão obrigatória num futuro próximo.
A política de autenticidade do X sempre foi clara quanto à proibição da falsificação de identidade. Mantém uma postura flexível com as contas dedicadas a conteúdos e comentários humorísticos, se cumprirem as normas estabelecidas. Esta nova funcionalidade junta-se aos planos do X de incorporar streaming de televisão e serviços financeiros, demonstrando a sua constante evolução.
We’re rolling out profile labels for parody accounts to clearly distinguish these types of accounts and their content on our platform. We designed these labels to increase transparency and to ensure that users are not deceived into thinking such accounts belong to the entity…
— Safety (@Safety) January 10, 2025
A credibilidade da plataforma foi posta em causa depois de até Grok, a sua própria IA, ter acusado Elon Musk de espalhar boatos. Neste contexto,o X procura implementar medidas concretas contra as notícias falsas, embora já tenha ficado claro que esta iniciativa tem pouca credibilidade dado o contexto. do proprietário da plataforma.
A nova funcionalidade será visível tanto em perfis como em posts individuais. Já tinha sido detetada por diversas análises de código em novembro de 2024, durante a sua fase de desenvolvimento. Este sistema de etiquetagem representa um passo em direção à clareza da informação na plataforma.
É importante que o X dê este passo, rotulando as contas de paródia, mas isso não resolve todos os seus problemas. É fácil ver possíveis soluções e o futuro dirá onde avança a verificação de conteúdos na rede social e nas restantes plataformas, mas não parece nada atrativa.