Pplware

WhatsApp quer tudo “fechado a sete chaves” com nova camada de segurança

O WhatsApp é cada vez mais uma ferramenta que guarda segredos, conversas importantes, negócios e muita informação privada e privilegiada. A curiosidade de terceiros por este manancial de informação é grande e os ataques têm de ser travados. Agora, para aumentar de forma severa o roubo de informação e de contas, a Meta vai implementar uma nova camada de segurança recorrendo a uma chave de acesso!


Se é um utilizador do WhatsApp, existem diferentes formas de proteger a sua conta – como a utilização de uma palavra-passe tradicional e a autenticação de dois fatores. Contudo, em breve, os utilizadores terão outra opção para proteger a sua conta, uma vez que o WhatsApp tem estado a trabalhar para implementar o suporte de passkey (conhecido entre nós como chaves de acesso).

 

O WhatsApp vai ter suporte para chaves de acesso

Há muitas aplicações e sites que já anunciaram o suporte a chaves de acesso, e o WhatsApp pode ser o próximo. Embora a Meta ainda não tenha anunciado nada, o conhecido site WABetaInfo encontrou um menu de configuração de chave de acesso oculto na última versão beta do WhatsApp para Android.

Agora pode usar a sua impressão digital, rosto ou bloqueio de ecrã para verificar se é o utilizador com uma chave de acesso.

Lê-se numa mensagem.

Atualmente, pelo que se pode ver, este recurso ainda não está ativo. Contudo, é um excelente notícia. E como é de prever, a equipa da Meta dedicada ao WhatsApp deverá disponibilizar em breve esta funcionalidade aos dois sistemas operativos.

 

Mas o que é o passkey ou chave de acesso?

Para quem não conhece, a passkey (chaves de acesso) é um esforço de toda a indústria para criar um sistema de autenticação mais seguro. Em vez das palavras-passe tradicionais, os utilizadores podem agora iniciar sessão com reconhecimento facial ou biometria sem terem de criar e digitar um código de acesso normal. A tecnologia foi desenvolvida pela FIDO Alliance em parceria com a Apple, a Google e a Microsoft.

Em junho, a Apple anunciou que iria atribuir automaticamente uma chave de acesso às contas Apple ID dos utilizadores do iOS 17, iPadOS 17 e macOS Sonoma. Isto significa que os utilizadores poderão autenticar-se em Apple.com, iCloud.com ou outros sites associados à Apple utilizando a sua chave-mestra como credencial, em vez de terem de introduzir uma palavra-passe.

Desde o iOS 16, os utilizadores podem criar e armazenar chaves de acesso com o Safari e o iCloud Keychain. Agora, com o iOS 17, esta mesma experiência estará disponível para aplicações de terceiros. Mais recentemente, o TikTok e o popular gestor de palavras-passe 1Password também anunciaram o suporte para chaves de acesso.

Quanto à atualização do WhatsApp, ainda não se sabe quando estará disponível para os utilizadores.

 

Leia também:

Exit mobile version