Pplware

Se trocar de número, tenha cuidado com a sua conta de WhatsApp!

Aquela que é indubitavelmente uma das melhores plataformas de comunicação da atualidade está, ainda assim, sujeita a deparar-se com alguns bugs. Pequenos erros que podem ter consequências catastróficas para a credibilidade do WhatsApp.

Este serviço utilizado por milhões de pessoas em todo o mundo orgulha-se da sua encriptação de ponta a ponta, mas agora pode haver uma nova ameaça.


Há um novo bug a assolar o WhatsApp?

Em causa está o recente relato da publicação Piunkaweb, que se sustenta numa série de publicações no Twitter (tweets) extremamente preocupantes.

A sua autora, Abby Fuller (@abbyfuller), é uma colaboradora da Amazon e recentemente utilizou o seu número para entrar no WhatsApp. Até aqui nada de novo ou extraordinário.

Importa ainda frisar que, segundo os relatos da própria, o seu smartphone era novo, bem como o cartão SIM. Sendo que o número já lhe tinha sido atribuído há mais de 45 dias – um dado importante.

Ora, quando Abby inseriu o seu cartão SIM no novo smartphone e entrou no WhatsApp, abriu-se toda uma caixa de Pandora. Abby deparou-se com as conversas (chat) do antigo dono daquele número de telefone associado ao SIM.

Por outras palavras, Abby teve acesso ao histórico de conversação. A toda a troca de mensagens do anterior número que lhe fora, entretanto, atribuído pela operadora.

O WhatsApp já acautela esta situação

Cumpre ainda mencionar que, segundo a política de privacidade do WhatsApp, os dados de um antigo utilizador do número são eliminados passados 45 dias. Veja-se aqui a FAQ em questão.

Nesse sentido, é relembrado aos utilizadores a necessidade de apagar a sua conta ao desfazerem-se de um número ou smartphone. Todavia, caso se tenha esquecido de fazer isso e já não tenha acesso ao smartphone ou ao número, o WhatsApp também precavê essa situação.

Nesse sentido pode ler-se:

Se o novo dono do seu antigo número ativar o WhatsApp num novo smartphone passados 45 dias, todas as suas informações associadas ao número de telefone em questão serão eliminadas.

Contudo, a utilizadora garante que o número de telefone já lhe pertence há mais de 45 dias. Veja-se a sua publicação no Twitter:

Em suma, esta utilizadora não percebe como é que pode ter acesso às conversações do antigo dono do, agora seu, número. Note-se ainda que o acesso não compreende contactos ou chats em grupo, mas sim as conversas pessoais.

A empresa do WhatsApp ainda não se pronunciou sobre o caso

Do WhatsApp ainda não houve nenhuma declaração, mas reconhecesse o gravíssimo lapso de segurança que isto constitui. Aguardamos agora por novos desenvolvimentos e por uma declaração oficial do WhatsApp.

Entretanto, esta utilizadora afirma já ter apagado todas as mensagens e conversações do antigo dono. Algo que não colmata o facto, já exposto à equipa do WhatsApp, da falha de segurança latente.

Trata-se de um caso com contornos um pouco difusos. Contudo, caso já tenha passado por uma situação similar deixe-nos o seu feedback nos comentários.

Exit mobile version