O serviço que recusou ser comprado pelo Facebook, e cujas mensagens se auto-destroem em apenas 10 segundos.
Ultimamente tenho visto várias notícias que destacam um nome que ‘fica no ouvido’: Snapchat.
Trata-se de um serviço de mensagens instantâneas, que atualmente já é um sucesso, por ter uma particularidade interessante: as suas mensagens, vídeos e fotos destroem-se 10 segundos após a visualização.
Contudo, os criadores recusaram a proposta de compra feita pelo Facebook por 3 mil milhões de dólares pois, segundo os dizem, este é um serviço que vale muito mais que isso.
Vamos conhecê-lo melhor!
Talvez alguns já tenham ouvido falar, devido às notícias que têm surgido, mas decerto que a uma grande parte das pessoas não faz ideia do que é isto do Snapchat.
Pois bem, trata-se de um serviço de mensagens instantâneas que, de um momento para o outro, ficou conhecido após ter recusado ser vendido para o gigante Facebook por 3 mil milhões de dólares, segundo o Wall Street Journal. No entanto os criadores consideram que este é um serviço que vale muito mais que isso.
O CEO, Evan Spiegel, adiantou ainda que só irá considerar propostas de aquisição e investimento no início de 2014.
Em 2011 foi lançada a 1ª versão desta app, que permite enviar fotos, vídeos curtos e mensagens que se auto-destroem apenas 10 segundos (ou menos), após a sua visualização.
Segundo alguns dados divulgados na imprensa, o Snapchat envia diariamente 400 milhões de fotos ou vídeos, sendo que este número diz respeito ao nº de vezes que o utilizador visualiza o arquivo recebido.
Uma recente pesquisa pelo Pew Research Center, concluiu que 9% dos utilizadores americanos de smartphone já utilizam o Snapchat. Este sucesso repentino, destinado aos utilizadores de dispositivos móveis (smartphones e tablets) tem tido mais evidência entre os adolescentes.
Talvez por isso, muitos pais temem que esta app se torne numa ferramenta para a partilha de conteúdo menos próprio, obsceno, ou o “Sexting” (sexo + texto).
Relativamente à aplicação em si, é bastante interessante ao nível de usabilidade e simplicidade de uso, com uma interface muito apelativa, rápida e com algumas funcionalidades diferentes (muito na ‘onda’ do pressionar para realizar determinada acção).
Apesar de tudo, a ideia da auto-destruição parece engraçada e original mas, na minha opinião pessoal, não sei até que ponto, daqui a 6 meses/1 ano esta app continuará a ter este sucesso pois não tem muito mais que isso, no entanto é de louvar a interface que gostei bastante.
Desta forma, para além das screens que retirei, deixo-vos abaixo os links para a aplicação, disponível para iOS e Android, para que tirem as vossas conclusões.
Deixo-vos só aqui este gráfico para terem uma noção do patamar onde o Snapchat já se concontra atualmente.
Já conheciam esta aplicação? O que pensam do Snapchat?