O famoso pássaro azul não engana ninguém e qualquer pessoa o saberá distinguir no meio de todos os outros logótipos, mas isso não faz com que as pessoas se tornem utilizadores desta rede social.
O Twitter tem vindo a tentar estabelecer-se mas não consegue muito mais do que manter os fãs que conquistou pelo caminho. Mas que futuro é possível com um crescimento tão lento?
O grupo de fãs do Twitter pode ser um grupo intitulado de “poucos mas bons”. Estes utilizadores, apesar de existirem em muito menor número em relação a outras redes sociais, não aceitam que esta não tenha o sucesso que todos esperariam.
Mas existem alguns motivos para a falta do sucesso. Enquanto o Facebook tem vindo a mudar sistematicamente e colocado novidades para os utilizadores interagirem com a rede social, isso não tem acontecido no Twitter.
O Twitter tentou inovar, mas todas as tentativas têm sido em vão pois não chegam a mudar o fundamental. Segundo Richard Windsor, o analista da Edison Investment Research, a estratégia da marca tem falhado redondamente. Segundo o analista, esta rede social tem conseguido crescer mas a um ritmo demasiado lento para que seja suficiente e conseguir sobreviver.
Twitter needs to encourage users to spend time beyond microblogging.
Depois de analisado o número de utilizadores das redes sociais mais conhecidas do mundo, vamos perceber que o Twitter não tem nem metade do número de utilizadores que o Facebook tem. Conseguimos também perceber que o Instagram já ultrapassou o número de utilizadores que o Twitter e não por meros números mas sim por cerca de 100 milhões.
Esta rede social tenta então, mais uma vez, aproximar-se do Facebook e da sua linha de tempo. No entanto, é algo que não está a agradar a todos. Assim, o Twitter irá lançar mais algumas novidades como é o caso dos “Momentos”.
O Twitter tenta assim aproximar-se do Facebook, mesmo indo contra as sugestões dos analistas que lhes sugerem exactamente a estratégia oposta.
A juntar aos maus resultados, a empresa está ainda tentar a sobreviver a uma crise interna que está a fazer diminuir o valor da empresa nos mercados. Infelizmente, este é um dos factos que mais pode estar a contribuir para a falta de uma atitude estratégica adequada, dado que de momento o CEO Jack Dorsey se divide entre duas empresas.