Pplware

Situações em que as redes sociais ‘denunciaram’ crimes – Parte 1

As redes sociais são um dos meios mais utilizados pelas pessoas para o contacto com os amigos e para a partilha e divulgação de conteúdos.

Mas, no mundo do crime, estes meios podem ser ferramentas essenciais para apanhar os criminosos quase em flagrante.

Vamos conhecer algumas dessas histórias!

Para começar aqui ficam 10 crimes que as redes sociais ajudaram de alguma forma.

1. Poke no Facebook (2009)

A funcionalidade ‘poke’ no Facebook não é entendida por todos. Mas, na verdade, nalguns casos pode ajudar a incriminar alguém. Que o diga Shannon Jackson que foi presa por ter feito um ‘poke’ noutra mulher. Tudo porque Shannon tinha um mandato de restrição que a proibia de “telefonemas, contacto ou qualquer outro tipo de comunicação” com a vítima.

2. O Twitter e a Corrupção (2009)

 

O utilizador do Twitter Jean Ramses Anleu Fernández foi detido na Guatemala após escrever um tweet que incitava ao sentimento de “pânico financeiro”. No tweet, Jean Anleu incentiva a que as pessoas retirassem o dinheiro que tinham depositado no bando Banrural de forma a acabar com o controlo por parte das pessoas corruptas.

3. A ira de um ex-marido (2009)

Sarah Richardson foi esfaqueada até à morte pelo seu ex-marido Edward Richardson após ter alterado o seu estado no Facebook de casada para solteira. O marido não gostou, matou-a e foi condenado a 17 anos de prisão.

4. Tweet infeliz (2009)

O utilizador do Twitter CitizenQuasar foi detido em Oklahoma após escrever um tweet em que indica que ia cometer um assassinato em massa durante o evento comemorativo do Tax Day Tea Party. O utilizador, cujo nome é Daniel Knight Hayden, foi imediatamente preso pelo FBI.

5. Xenofobia no Twitter (2010)

 

Mais uma vez no Twitter… desta vez foi o caso da estudante brasileira Mayara Petruso que escreveu um tweet preconceituoso após a vitória de Dilma Rousseff. Mayara foi condenada a 1 ano, 5 meses e 15 dias de prisão pelo crime de racismo, mas cumpriu a pena em liberdade.

6. A rapariga que era…rapaz (2010)

Anthony Stancl, um adolescente de 18 anos, fazia-se passar por rapariga no Facebook e acabou por convencer 31 colegas da escola a enviarem-lhe fotografias suas nús. Após receber as fotos, Stancl fazia chantagem, exigindo que os colegas fizessem sexo com ele, sob pena de divulgar as suas fotografias. A polícia encontrou mais de 300 fotografias e o jovem acabou condenado a 15 anos de prisão.

7. Roubou e publicou no Facebook (2011)

Rodney Knight, um jovem de 19 anos, invadiu e roubou uma casa e, após o crime, fotografou-se com o dinheiro roubado e, como se não bastasse, publicou no mural do Facebook… da pessoa a quem roubou. O lesado, um jornalista, divulgou a fotografia pela imprensa e a polícia de Washington facilmente encontrou e prendeu o criminoso, considerando-o até como o mais estúpido que já viram.

8. Pedido de amizade rejeitado (2011)

Melanie Snanopoulos atropelou cruelmente a sua própria prima devido a ciúmes originados pelo Facebook. Tudo porque um rapaz, que ambas apreciavam, apenas aceitou o pedido de amizade de Giselle Panagos, prima de Melanie, ignorando o desta última. As duas primas iam no carro quando Melanie começou a discutir, pedindo à sua prima que saísse do carro e atropelando-a de seguida. A criminosa declarou-se inocente mas pagou uma fiança de 10 mil dólares para ser libertada.

9. Um Facebook… dois relacionamentos (2011)

De Michigan chega o caso de Richard Leon Barton que foi acusado de bigamia após ter publicado no seu Facebook fotografias do seu mais recente casamento, tendo primeiro bloqueado a sua primeira esposa que também havia conhecido pela Internet. A esposa achou estranho não conseguir aceder à conta do marido e, assim que conseguiu visualizar, deu de caras com a vida dupla do marido.

10. Uma aliança roubada (2011)

Crystal Yamnitzky e o noivo Robert Driscoll foram detidos após a publicação de uma fotografia onde se via a aliança de noivado do casal. O motivo? A aliança, coberta de diamantes, era roubada. Segundo a família de Robert, a namorada estava sempre a pedir-lhe este presente e ele, que não tinha dinheiro, roubou-o.

 

Estas são algumas das muitas histórias que vos iremos mostrar de crimes que, de alguma forma, foram ajudados a desvendar devido às redes sociais.

Exit mobile version