Sanford Wallace, considerado o “Rei do Spam” desde a década de 90, declarou-se culpado do envio de mais de 27 milhões de mensagens de spam a utilizadores do Facebook.
O “Rei do Spam” admitiu ter acedido a cerca de 500 mil contas de Facebook enviando publicidade não solicitada em forma de publicações para amigos.
Durante a década de 90, Sanford Wallace recebeu o título de “Rei do Spam” graças à sua empresa Cyber Promotions, que se dedicava ao envio de mensagens não solicitadas, inicialmente, via fax e depois via e-mail. Agora, na Era das redes sociais, Sanford Wallace não abandonou a sua actividade. E não foi o grande número de processos aos quais já teve que responder que o deteve.
Agora, mais uma vez, a procuradora Melinda Haag revelou que Sanford Wallace admitiu ter acedido a cerca de 500 mil contas do Facebook enviando publicidade não solicitada sob a forma de publicações para amigos durante três meses.
O “Rei do Spam recolhia informações sobre os utilizadores através de mensagens de phishing que levavam os utilizadores a escrever as suas palavras-passe, utilizando essa informação para fazer login nas contas e publicar spam nos perfis dos amigos.
O objectivo deste esquema era o de levar as pessoas a sites que lhe pagavam pelo tráfego alcançado.
A actuação de Wallace na rede social mais popular do mundo não é nova, tendo já sido processado pelo Facebook em 2009 pela prática de actividades que infringiam as leis federais de anti-spam.
Agora é aguardada a sentença deste novo caso, que deverá ser conhecida em Dezembro deste ano, e poderá obrigar Wallace ao pagamento de 250 mil dólares e a cumprir até 3 anos de prisão.
Fonte: Bloomberg