As redes sociais são parte integrante das nossas vidas e durante este primeiro trimestre, tanto o Twitter, bem como o Snapchat, superaram as expetativas. Foi, com efeito, um período bastante gratificante para ambas as empresas, um arranque de ano promissor. Os seus relatórios foram recentemente publicados a 23 de abril.
Assistimos assim à divulgação dos resultados das grandes tecnológicas para os primeiros três meses de 2019.
Começando, em primeiro lugar, pelo Twitter e pelas previsões dos analistas. Neste ponto, tanto Wall Street como outras agências apontavam receitas na ordem dos 715 aos 775 milhões de dólares. Contudo, o valor final, de acordo com a BBC News, superou confortavelmente a melhor das previsões, mas há mais a ser dito.
A boa prestação do Twitter
De acordo com os dados publicados pela empresa, o valor exato das receitas cifrou-se nos 787 milhões de dólares. Portanto, um aumento de 18% em relação ao período homólogo de 2018. Em seguida, para o segundo trimestre o Twitter aponta um novo crescimento, com receitas entre os 770 a 830 milhões de dólares.
Já, por outro lado, e em virtude deste crescimento, as ações do Twitter dispararam mais de 17% em resposta a este resultado. Ao mesmo tempo, o Twitter usufrui ainda de um crescimento forte no número de utilizadores ativos diariamente – 11%. Em síntese, vemos esta rede social a crescer tanto nos utilizadores, como nas receitas.
“The best thing ever to happen to Twitter is Donald Trump.” @MariaBartiromo So true, but they don’t treat me well as a Republican. Very discriminatory, hard for people to sign on. Constantly taking people off list. Big complaints from many people. Different names-over 100 M…..
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) April 23, 2019
Ao mesmo tempo, as notícias do sucesso do Twitter despertaram o criticismo de Donald Trump. Em causa estará a descriminação política pela plataforma, acusando-a de lhe remover seguidores com base na sua orientação política de direita. Contudo, as críticas surtiram algum efeito, e Jack Dorsey, CEO da empresa, reuniu-se com o presidente dos Estados Unidos da América.
Great meeting this afternoon at the @WhiteHouse with @Jack from @Twitter. Lots of subjects discussed regarding their platform, and the world of social media in general. Look forward to keeping an open dialogue! pic.twitter.com/QnZi579eFb
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) April 23, 2019
O teor exato das conversações não foi revelado, porém, vemos uma postura contrastante entre ambos os tweets de Donald Trump. A propósito, podemos apenas apontar o arrependimento de Jack Dorsey quanto à estrutura e design da sua rede social Twitter. Para ele, esta plataforma acaba por fomentar as críticas e as zangas online.
Ambas as redes sociais cresceram no 1.º trimestre de 2019
Por sua vez, o Snapchat publicou um relatório igualmente positivo. Com efeito, temos um lento, mas consistente crescimento da empresa durante o primeiro trimestre de 2019. Neste momento, a rede social tem 190 milhões de utilizadores diariamente ativos. É, portanto, um aumento de 2,2% face ao trimestre passado.
Ainda que não seja um crescimento propriamente meteórico, face ao seu recente passado controverso, a empresa acolhe com bons olhos este crescimento. Já, por outro lado, continua a ter menos utilizadores do que no último ano (191 milhões), sinal que há ainda muito trabalho pela frente.
O Snapchat viu muitas das caraterísticas que tornavam o seu serviço único a serem copiadas e implementadas noutras redes sociais. Sobretudo no Facebook Messenger e Instagram, mas também no WhatsApp com as suas atualizações de estados ou Status. Em síntese, os maiores trunfos do Snapchat foram bem assimilados.
O Snapchat está a voltar a crescer entre as redes sociais
Contrapondo este cenário, Evan Spiegl, o CEO, promoveu uma reestruturação de toda a aplicação para dispositivos móveis. Agora, temos já uma nova versão disponível para dispositivos Android, estando a versão para iOS a ser preparada. A prioridade é o desempenho e a retenção dos utilizadores no seu serviço.
Já no que ao departamento financeiro diz respeito, a empresa passa agora por melhores dias. Nesse sentido, temos receitas de 320 milhões de dólares, um aumento de 39% face ao valor obtido no período homólogo de 2018. Ainda assim, a Snap, empresa responsável pelo Snapchat, continua a dar prejuízo.
The new @Snapchat, featuring my new favorite vlogger pic.twitter.com/SP3sLOFh3k
— Daniel Sinclair (@_DanielSinclair) November 29, 2017
Neste momento, os valores no vermelho são de 316 milhões de dólares, uma diminuição de 76 milhões de dólares em menos de um ano. Contudo, há ainda um longo percurso até que a empresa possa voltar aos lucros. O seu maior rival é atualmente o Instagram detido pelo grupo Facebook.